A transformação digital e Belíndia: para quem, como e qual o modelo?

0

Em meio a conceitos como aprendizado de máquinas, inteligência artificial, plataformas, carros autônomos, entre outros tantos, a tecnologia é vista como caminho crítico para a evolução do trabalho, das empresas e da própria sociedade.

A transformação digital é um conceito que integra tecnologia, mas também infraestrutura e cultura. Seja no âmbito das organizações, seja na perspectiva da sociedade e dos locais onde ela vive. É uma jornada que já começou, sem volta. Segui-la não é, contudo, nada trivial, se o foco é somente na evolução tecnológica, descolada das questões culturais, das reais necessidades da sociedade ou empresa e da sua maturidade em termos de acesso à infraestrutura de qualidade.

Podemos discutir a transformação digital em termos globais, em como ela se desenvolve nos países ricos e mais desenvolvidos ou em como aplica-la em países como o nosso. Com enormes contrastes culturais, sociais e econômicos.

Edmar Bacha mencionou em texto de 1974, "O Rei da Belíndia", que o regime militar estava criando um país dividido entre os que moravam em condições similares à Bélgica e aqueles que tinham o padrão de vida da Índia.Trazendo para os dias atuais, guardadas as proporções devidas, será que não estamos, em nossas discussões sobre a transformação digital, criando condições para aprofundar contrastes em nosso país?

Por exemplo: na medida em que discutimos a inexorabilidade e as vantagens dos carros autônomos, mas não colocamos na mesa sob quais condições – culturais e infraestrutura – eles funcionariam como esperado ou não – estamos favorecendo a criação de ilhas tecnológicas e guetos de atraso?

No contexto das empresas e do trabalho, quando falamos em um futuro onde possivelmente as pessoas irão ser substituídas por robôs, mas não em como prepara-las e educa-las para superar esses desafios e para essa transição, não estamos criando condições para a formação de castas profissionais (tecnológicas ou não) ou potencializando abismos que poderão se tornar intransponíveis?

Inovação e tecnologia são e serão, sem dúvida, protagonistas no processo de mudança que irão transformar empresas em organizações rentáveis, enquanto promove mobilidade, conforto, qualidade de vida e inclusão para as pessoas. Não se trata de um ideal utópico, mas de um propósito tangível e um objetivo a alcançar nesta jornada. É preciso tomar cuidado, contudo, com o canto da sereia do oportunismo, tão comum em nosso país quando grandes transformações estão por acontecer e tratar o assunto de forma séria e realmente comprometida com o futuro das pessoas. É essa nossa obrigação como consultores e formadores de opinião.

Enio Klein, CEO da Doxa Advisers, Gerente Geral nas operações de vendas da SalesWays no Brasil e professor nas disciplinas de Vendas e Marketing da Business School São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.