Em linha com a popularização do Skype em todo o mundo, a Microsoft decidiu promover a plataforma de telefonia pela web junto aos profissionais de marketing, para que a percebam como um novo e efetivo canal de publicidade móvel, capaz de alcançar consumidores em qualquer lugar e a qualquer tempo.
Em comunicado, a fabricante de software anunciou que, a partir da próxima semana, iniciará a oferta de publicidade no Skype para Android em 55 países.
Além disso, a empresa está lançando formatos rich media para iPhone em nove países e para Android em 10 países. O Brasil será contemplado com todas essas novidades. Ressalte-se que a Microsoft já permitia publicidade por meio do Skype em PCs e iPhone.
Entre as marcas de peso que já planejam campanhas mobile com rich media no Skype, destacam-se a Ford, nos Estados Unidos, e Telefonica, na Alemanha.
Na Ford, o time de marketing está usando rich media em mobile para alcançar a próxima geração de donos do modelo Fiesta. Erica Bigley, gerente de digital media da Ford Motor Company, diz que o recurso permite alcançar audiência mais ampla do que nunca via Skype.
"Como os consumidores estão cada vez mais no mobile, engajar essas audiências de formas criativas e relevantes poderá ser uma parte importante da estratégia global de publicidade da Ford", diz ela.
A operação alemã da Telefonica, por sua vez, usou rich media em mobile como parte de uma campanha multitela para o lançamento da rede LTE, com foco em heavy users de redes móveis.
De acordo com a Microsoft, quase um terço dos 300 milhões de usuários mensais do Skype em todo o mundo acessa o aplicativo por meio de dispositivos móveis em vez de usar PC. Pelos cálculos da fabricante, do total de novos usuários que chegam ao Skype a cada mês, quase a metade chegam por meio de tablet ou smartphone.
A Microsoft comprou a empresa Skype por US$ 8,5 bilhões, pagos ao fundo de investidores Silver Lake. A transação foi anunciada em maio de 2011 e concretizada em outubro do mesmo ano.