Phygital: um link entre o físico e o virtual

0

Durante a revolução da informação, os computadores e a informática tornaram-se cada vez mais presentes no dia a dia. Como consequência natural, várias atividades corriqueiras migraram do mundo físico para o digital. Hoje, vamos inverter essa tendência explicando o fenômeno que ganha cada vez mais força: o phygital. Phygital é a convergência, não apenas semântica, do físico com o digital. O neologismo foi criado para capturar essa nova etapa da revolução tecnológica, que é gerar situações em que as interações entre pessoas, ideias e conteúdos, não estejam mais presas apenas ao mundo físico ou digital, mas transitando com naturalidade entre os dois universos. O exemplo mais fácil para visualizar a ideia é o sistema bancário e financeiro. Vejamos: você saca dinheiro em uma agência física, agenda pagamentos via agência virtual (pela internet) e tem uma gama ampla de canais (físicos e digitais) pelos quais se comunica com seu banco. Certo, dá para entender a ideia, mas como explorar todo o potencial que essa nova tendência traz? Antes de responder a esta pergunta, é preciso entender um pouco melhor o phygital…vamos lá?

Navegando na internet já é possível encontrar sites que se dedicam a discutir temas, conceitos e manifestações do phygital. Sites como The Phygital e PhygitAlien reúnem vários exemplos de fenômenos 'phygitais' do nosso dia a dia: uma Polaroid que imprime fotos e também as posta no Instagram, uma impressora 3D que cria objetos reais a partir de arquivos em um computador, um traje eletrônico que induz no leitor sensações relacionadas às paginas que ele lê e um supermercado que colocou a primeira gôndola virtual no Brasil em uma estação de Metrô; são todos exemplos de como está cada vez mais tangível e próximo de nós o diálogo entre o mundo digital e o físico, e de como somos parte disso.

Para refletir sobre como aproveitar melhor as oportunidades criadas pelo fenômeno do phygital e gerar valor em ambos os lados – cliente e empresa (ou marca) – vamos olhar os exemplos de duas marcas bem conhecidas: Moleskine e Amazon. Fabricante dos tradicionais cadernos de capa dura preta, a Moleskine resolveu apostar que os cadernos podem conectar o mundo físico e o digital. O que faz sentido, afinal, quem nunca escreveu de forma rápida e desorganizada, em uma folha avulsa ou no caderno, ideias soltas que depois foram parar em um e-mail ou arquivo de texto? Através de uma parceria com o Evernote (aplicativo para captura de informações e notas digitais), a Moleskine criou um caderno que permite digitalizar as notas escritas em suas páginas diretamente para o Evernote.

O caso da Amazon já é um pouco diferente. Há 15 ou 20 anos, era quase impossível imaginar a possibilidade que as únicas estruturas físicas da Amazon – a qual tem a maior parte de sua operação feita fora do mundo físico – existisse apenas para viabilizar as entregas de pedidos. Até aí ok, nada de muito novo. A novidade é que agora a Amazon resolveu abrir também lojas físicas em busca do equilíbrio entre o virtual e o real, no melhor estilo phygital.

Claro que ainda é muito cedo para dizer até onde, ou como, o phygital irá evoluir, mas existe algo que nunca se desatualiza e nos permite pensar em formas para aproveitar ao máximo o potencial desta nova tendência: a relevância para o cliente. As empresas e marcas que melhor souberem utilizar as novas maneiras de se comunicar e acessar o cliente para prestar serviços e fazer ofertas relevantes, serão precursoras e terão a oportunidade de ajudar a dar forma para as tecnologias, comportamentos e cultura que o phygital está criando. A pergunta que devemos nos fazer é: "quero ser espectador ou influenciador dos movimentos desta nova revolução?". Afinal a 'máquina a vapor da informação' se reinventa dia a dia, minuto a minuto, no mercado de tecnologia.

Alexandre Kulpel, executivo de Negócios da Unear.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.