Ásia-Pacífico e América Latina puxam gastos globais com publicidade na Internet

0

Os gastos globais com publicidade display na internet (banners) cresceram 26,6% no primeiro semestre de 2013 em relação a igual período do ano passado. A exemplo do que ocorreu no primeiro trimestre do ano, a Ásia-Pacífico e a América Latina destacaram-se pelo forte crescimento de dois dígitos nos orçamentos destinados a essa mídia. Nos seis primeiros meses do ano, os gastos com anúncios na web nas duas regiões cresceram 43% e 38,5%, respectivamente (compare na imagem o crescimento por região e mídia.)

A informação é do Global AdView Pulse, relatório trimestral da Nielsen que mede em todo o mundo os gastos com publicidade em TV, jornal, revista, rádio, outdoor, cinema e Internet.

Os dados revelam que a TV segue mantendo a liderança como destino de gastos. Com crescimento de 4,2% no primeiro semestre em relação a igual período de 2012, o orçamento  destinado a esse meio representa 57,6% dos gastos publicitários globais.

"Para cada dólar gasto em publicidade este semestre, 57 centavos foram usados para atingir audiência de TV, um investimento merecedor, considerando que os consumidores globais supostamente confiam mais em TV do que em todos os outros canais de mídia paga", diz Randall Beard, diretor de soluções para anunciantes da Nielsen.

De acordo com a pesquisa, com exceção da TV, os orçamentos publicitários para todas as demais mídias tradicionais sofreram golpes na primeira metade do ano; -2,0% nos gastos em jornais, -1,9% em revistas e -0,9% em rádio. Essas três categorias de mídia, entretanto, permanecem bem posicionadas quanto à participação no bolo publicitário total, ocupando segunda, terceira e quarta posições, respectivamente.

O relatório também revela que gastos com publicidade em cinemas caíram mais neste trimestre (-5,9%) porque essa despesa diminuiu em todas as regiões, exceto na América Latina. Já a publicidade em outdoor foi o único tipo de mídia que cresceu em todas as regiões avaliadas, com aumento de 5% nos gastos.

Para o diretor da Nielsen, está claro que os anunciantes estão maximizando de forma mais inteligente suas oportunidades para atingir consumidores em todas as plataformas. Ele nota que, à exceção da Europa, não há nas demais regiões sinal de desaceleração nos orçamentos destinados à TV, ao mesmo tempo em que se observa aumento expressivo nos gastos direcionados à internet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.