A governança corporativa na gestão de startups

0

Um dos maiores equívocos de empreendedores de startups é pensar em governança corporativa como algo extremamente sofisticado; algo acessível apenas a grandes corporações e, em particular, às de capital aberto. Um dos motivos da baixa percepção de valor dessa importante dimensão da empresa se deve à desinformação. Governança é um termo bem amplo e engloba diversos aspectos, que passam pela relação societária, definição de fóruns de gestão e acompanhamento, desenvolvimento e cultura organizacional. A pesquisa Investidores de Impacto – conduzida pela Din4mo, envolvendo cadastrados na plataforma equity crowdfunding Broota – revela que para o investidor, um ponto crítico é a governança. Nessa pesquisa, a questão fica clara na afirmativa, por parte dos investidores: "a governança das startups é a minha maior preocupação".

Para inspirar de forma mais concreta os empreendedores nesta reflexão, enumero os cinco passos básicos que podem auxiliar o gestor de startups a incluir a questão da governança. Recomendo que o empreendedor avalie, refine, ajuste e desenvolva outros instrumentos. Vale ressaltar que a governança, em muitos casos, chega a ser 50% da chance de êxito de um empreendimento bem-sucedido. Além disso, é um dos principais elementos demandados por investidores, que buscam mitigar o risco de seus investimentos. A governança é uma importante perspectiva trabalhada, inclusive, no programa Inovadores de Impacto, desenvolvido pela equipe da Din4mo.

O primeiro passo é estabelecer acordos. O empreendedor deve constituir, mesmo que em uma página, alguns acordos entre os sócios, que no futuro poderão evoluir para um acordo de acionistas/cotistas. Declarar a missão e os valores constituem o segundo passo. Nesta declaração, mesmo que de forma bem rudimentar, deve constar quais são os valores, princípios e crenças que conectam o time. Deve ficar claro também, a serviço de que a empresa está (declaração de missão). Não é incomum empresas acabarem nesse estágio, porque finalmente os fundadores/empreendedores começam a alinhar as próprias crenças e percebem que, com visões de mundo  e biografias tão distintas, podem ampliar mais a diferença entre eles do que exercer a complementaridade.

O terceiro passo está baseado na definição de papéis e responsabilidades.  É muito importante separar o papel que o empreendedor desempenha como sócio, do papel de executivo. São duas posições distintas, que podem até mesmo gerar conflito de interesse. O quarto passo é a constituição de um conselho consultivo. O empreendedor deve definir de três a cinco nomes que poderão ajudar o próprio empreendimento a cumprir a missão; profissionais que possam acelerar o desenvolvimento do negócio. A dica é escrever o perfil que busca, determinar papéis e criar esse importante fórum de gestão e acompanhamento estratégico. Que indicadores esse grupo acompanhará? Qual periodicidade? Que instrumentos de gestão terá?

Chegamos ao quinto passo: definir indicadores. É importante definir quais indicadores e como os reportará aos múltiplos stakeholders com os quais a empresa se relaciona. Esse é o início de um pensamento sobre avaliação de impacto do empreendimento e transparência.

Um bom sistema de governança cria as regras do jogo entre os atores diretamente envolvidos no empreendimento – sócios, investidores, conselheiros e time executivo – e permite que a empresa atinja o máximo da performance; com a governança, a startup preserva a missão e considera prioritariamente os princípios e valores na tomada de decisão e na criação de cultura do dia a dia.

Marcel Fukayama,  cofundador da Din4mo. Fundou três associações de mercado para influenciar políticas públicas, estruturar o campo e regulamentar o setor em São Paulo e no Rio de Janeiro. Juntou-se ao movimento global de Empresas B e cofundou o Sistema B Brasil. É coautor de Negócios com Impacto Social no Brasil, primeiro livro sobre negócios sociais no país; e da obra Economia Criativa: um conjunto de visões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.