Assistentes virtuais: por que o varejo está apostando nessa tendência?

0

A transformação digital do varejo brasileiro tem avançado de forma muito rápida, e possuem inúmeras vantagens, mas a principal delas é o aumento da eficiência operacional nas empresas que têm trazido resultados muito satisfatórios. Segundo o relatório Digital Vortex, da Cisco, cerca de 40% do ganho financeiro das marcas vem desses ganhos de eficácia.

Para alcançar esse objetivo, uma das alternativas está no uso de assistentes virtuais, que conseguem automatizar tarefas, acelerar a resolução de problemas, aumentar a produtividade no atendimento ao cliente e ajudar na entrega de experiências personalizadas. Tudo isso é possível graças às informações pessoais e das preferências de consumo fornecidas pelos próprios consumidores às organizações.

Entre os principais benefícios, podemos destacar também a redução de até 50% nos custos, a economia de tempo em tarefas repetitivas e a possibilidade de adequar a escala da operação às necessidades do momento, trazendo eficiência, evitando que a relação com o cliente fique mecânica. Por isso, as inovações continuam a surgir em ritmo acelerado.

Por isso, cada vez mais inovações tecnológicas estão surgindo em ritmo acelerado para ajudar as assistentes virtuais a melhorarem o atendimento ao cliente. Seguindo essa teoria, seguem algumas soluções que devem estar no seu radar:

Uso de machine learning – Como em diversas outras áreas, o uso de machine learning terá um grande impacto sobre o desempenho dos assistentes virtuais, que serão cada vez mais inteligentes. Atualmente, eles realizam tarefas mais básicas, mas o amadurecimento do processamento de linguagem natural aumentará sua capacidade de compreensão e resposta, fazendo com que seu uso seja ampliado para atividades mais complexas, incluindo o aprendizado do comportamento dos clientes com o intuito de prever demandas.

Interoperabilidade – Hoje, o mundo dos assistentes virtuais é separado em silos. A Siri da Apple não conversa com a Cortana da Microsoft, nem com a Alexa da Amazon, por exemplo. O mesmo acontece nas empresas. Por isso, para os próximos anos é esperado que tudo se unifique em prol das necessidades dos consumidores, o que levará ao desenvolvimento de integrações (especialmente por meio de APIs) e a experiências realmente conjuntas das marcas em torno dos clientes.

O impacto da Internet das Coisas – A integração dos assistentes virtuais à IoT é uma avenida a ser percorrida por empresas de todos os segmentos. Dispositivos de "casa conectada" e wearables são alguns exemplos de como essas inovações estão assumindo novos papéis e estão disponíveis para ajudar os seres humanos em suas demandas.

Apoio às tarefas cotidianas – Atividades como coordenar reuniões com muitas pessoas ou tarefas administrativas que levam muito tempo e são repetitivas têm grande potencial de serem deixadas à cargo dos assistentes virtuais. Isso gera um enorme impacto sobre a produtividade das equipes, que pode se encarregar de atividades mais complexas e de maior valor agregado.

Voice shopping – A compra de dispositivos de voz é considerada uma das grandes tendências do varejo global. É um mercado em expansão e que irá gerar novos desafios e oportunidades para as empresas. De um lado, pode ficar mais difícil alcançar o público, já que um equipamento como o Amazon Echo, o Google Home ou mesmo seu celular fará a interpretação de seu pedido para entregar as melhores respostas. Por outro, essa é uma enorme oportunidade de coletar mais dados sobre os clientes e não somente em seus momentos de compra, mas nos mais variados aspectos de suas vidas.

Mesmo com todas as evidências de que a transformação digital e o uso das assistentes virtuais é o futuro e ele está mais próximo do que se imagina! Porém, ainda há muitos empreendedores que são resistentes e acreditam que essas mudanças ainda estão muito distantes. Essa mentalidade precisa mudar para que as organizações possam usufruir dessas novas ferramentas e performar cada vez melhor no mercado.

Israel Nacaxe, COO e co-fundador da Propz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.