Após receber multa de US$ 5 bi, Facebook restringe acesso a parceiros

0

Após receber uma multa de US$ 5 bilhões devido a violação de dados de usuários no caso Cambridge Analytics, pela FTC – Comissão Federal de Comércio dos EUA, o Facebook anunciou uma série de medidas para proteger a privacidade das pessoas e as informações que elas compartilham.

A primeira delas é uma ação que afeta dezenas de parceiros que tinham acesso a dados para construir experiências no Facebook ou recursos para seus dispositivos que deveriam ter sido descontinuados. Esses recursos permitiam as pessoas se conectarem com seus amigos no Facebook usando outros aplicativos, ou que elas sincronizassem as informações de contato de seus amigos no Facebook em sua lista de contatos do telefone e calendário.

Comunicado

Segundo comunicado da empresa, p"or mais de uma década, o Facebook tem operado com a filosofia de que as pessoas podem ter melhores experiências quando seus dados no Facebook estão disponíveis para elas enquanto usam outros serviços. Isso nos levou a formar parcerias e integrações com empresas Blackberry e Yahoo. Fomos bastante abertos sobre isso. Essas experiências foram amplamente divulgadas pela imprensa, promovida pelas empresas e usadas por milhões de pessoas".

"Como parte desse esforço, anunciamos no fim de 2018 que iríamos encerrar gradualmente e descontinuar muitas dessas integrações que construímos com parceiros. Recentemente, um terceiro nos alertou sobre uma falha, o que nos levou a investigar e descobrir que, infelizmente, nossa base de códigos ainda permitia o acesso a dados por alguns desses parceiros. Embora não tenhamos encontrado evidência de qualquer dado tenha sido usado em violação a nossas políticas, hoje estamos restringindo esse acesso".

"De 12 parceiros que identificamos como ainda tendo acesso a dados, apenas dois, a Microsoft e a Sony, continuaram a acessar tipos limitados de dados de amigos. Trata-se de códigos antigos suportando experiências conhecidas para as pessoas, como a que permite usar o Facebook em gerações iniciais do PlayStation (PS3 ou Vita) ou sincronizar a informação de contato de amigos com outros serviços. Com base em compromissos anteriores que assumimos, estamos encerrando o acesso desses parceiros a dados de amigos imediatamente. Isso foi um erro nosso, e estamos corrigindo isso".

O que estamos fazendo

A nota diz ainda que "estamos fazendo uma revisão de aplicativos na nossa plataforma e removendo uma porção significativa de acesso existente a interface de programação (API)".

Em conjunto com esse trabalho em curso,o Facebook continuará a tomar medidas adicionais para segurança e para aumentar a integridade da plataforma de forma geral, como por exemplo:

Introduzir uma nova suíte de controles para as pessoas gerenciarem os aplicativos que elas usam com o Facebook.

Está gratificando pessoas que nos alertam sobre mau uso de dados por desenvolvedores de aplicativos na nossa plataforma.

Implementará um novo processo de revisão para cada nova API ou expansão de APIs existentes em toda a companhia.

Essa revisão e os novos sistemas estarão sujeitos a mais supervisão e um processo de conformidade legal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.