Varejistas investem na computação em nuvem para reduzir custos do e-commerce

0

O varejo digital continua a crescer no Brasil. De acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em 2016, as vendas do e-commerce registraram alta de 11%, totalizando R$ 53,4 bilhões. Varejistas de todos os portes já compreenderam a importância de ter uma presença digital competitiva. Agora, eles buscam maneiras de reduzir os custos operacionais e aumentar a rentabilidade.

Após escolher uma solução de cloud e-commerce, a Ferramentas Gerais, player nacional no segmento de ferramentas e suprimentos para manutenção e reparo de máquinas e equipamentos, conseguiu reduzir os custos de TI em 82% e elevar em 9% a margem de contribuição do canal digital. A empresa do grupo SLC possui nove lojas físicas em cinco estados e faturamento superior a R$ 700 milhões.

De acordo com Rafael Campos, sócio-diretor da empresa brasileira de cloud commerce VTEX, além de reduzir os custos operacionais, a solução possibilita aumentar o faturamento, a receita, o número de pedidos e as taxas de conversão de vendas. "O modelo Cloud Commerce também melhora o timming-to-market e capacidade de expansão global," afirma Campos.

Há cinco anos, em 2012, a Ferramentas Gerais começou a desenvolver o seu canal de comércio eletrônico. "O objetivo era ter mais um ponto de contato estratégico com os consumidores, oferecendo agilidade e praticidade para os nossos clientes B2B e ampliando o alcance das vendas B2C", explica Leonardo Foresti, gerente de E-Commerce da companhia.

O início do desenvolvimento da loja virtual, no entanto, foi difícil. A FG optou por assinar contrato uma empresa de software que exigia a compra de uma licença de código fonte e demandava a contratação do servidor e infraestrutura para o sistema de e-commerce. "Naquela época, nós tivemos que criar uma equipe de tecnologia para realizar a manutenção e evolução da área digital e passamos a assumir altos custos fixos que eram independentes do faturamento do canal digital", lembra Foresti"As despesas mensais representavam uma grande parcela do faturamento", complementa.

Com o canal digital registrando prejuízos todos os meses, a empresa tomou a decisão de buscar uma solução com baixos custos operacionais, sem abrir mão da robustez necessária para o seu porte. "Escolhemos a VTEX por se tratar de uma plataforma de Software como Serviço (SaaS), onde pagaríamos uma taxa proporcional ao faturamento do e-commerce, com acesso à infraestrutura, hospedagem, manutenção e atualizações constantes", afirma Foresti.

Segundo Rafael Campos, da VTEX, o modelo tecnológico vem ganhando cada vez mais espaço. "Consul, Brastemp e Sony são exemplos de empresas que já migraram do desenvolvimento interno para o cloud commerce", diz. Foresti acredita que a solução é mais interessante do que outros modelos de e-commerce. "Agora estamos no caminho certo. Deixamos os especialistas cuidarem do sistema para podermos cuidar exclusivamente da parte comercial e das regras de negócios", conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.