Redes sociais corporativas geram produtividade na comunicação interna

0

O problema na comunicação entre colaboradores ainda é um dos maiores desafios para os gestores de empresas. Seja por causa do aumento no número de funcionários e a rotatividade, a distância ou mesmo falta de engajamento da equipe, a troca de informações diárias se tornou uma tarefa com inúmeras dificuldades. Por esse motivo, empresas buscam em soluções de tecnologia ferramentas que facilitem este contato e gerem mais motivação, engajamento e ao mesmo tempo não demandem retrabalho.

Uma dessas ferramentas, o e-mail, tornou-se a mais popular de todas, mas pode atrapalhar o desempenho dos trabalhadores. O uso excessivo de e-mails para comunicação interna não é a melhor opção em termos de produtividade: segundo levantamento realizado pela consultoria Triad Consulting, especializada em gestão de tempo, o brasileiro gasta em média três horas por dia para ler emails.

Algumas empresas enxergaram isso e começaram a apostar em outra tecnologia: as redes sociais internas. Bem diferentes de intranets, geralmente com interfaces não muito amigáveis, essas ferramentas têm a maioria das funcionalidades de uma rede como o Facebook, mas são voltadas para corporações. Uma rede social corporativa é capaz de otimizar o tempo gasto em comunicação e integrar os colaboradores, além de reduzir em até 50% a quantidade de e-mails trocados internamente. Imagine que uma pessoa que ganhe R$ 1.000 por mês e gaste 30 minutos por dia com e-mails internos, sendo 50% deles desnecessários. Isso resultaria em uma perda equivalente a mais de R$ 30,00 ao mês por cada funcionário.

E não importa de que setor é sua empresa. Seja ela uma franquia, uma distribuidora ou uma entidade associativa, uma rede social interna pode mudar a forma como a equipe se relaciona, e, consequentemente, contribuir para resultados melhores. O espaço reservado de uma rede social corporativa acabou privilegiando os diálogos internos, além de ter melhorado o fluxo de comunicação e de informação de alto a baixo nas organizações. Alguns alguns desses cases estão no e-book gratuito "Boas práticas em redes sociais corporativas", que pode ser baixado no blog da SocialBase (http://blog.socialbase.com.br/).

Entre as empresas que optaram pela rede SocialBase estão uma franquia alimentícia, uma editora de livros, uma rede de farmácias e um e-commerce. Em todas elas, a ferramenta aumentou o engajamento dos colaboradores e viabilizou uma comunicação mais eficiente. O sucesso veio de um planejamento abrangente, que focou não só na tecnologia, mas também no aspecto humano e na mudança cultural das corporações.

Radamés Martini, diretor da SocialBase.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.