Brasileiros já representam 1/3 dos usuários de mídia social na América Latina

0

Com 78,3 milhões de usuários nas redes sociais (79% dos internautas do país), o Brasil encerrará o ano de 2013 com quase um terço de toda a audiência das plataformas sociais na América Latina. O ritmo com que os brasileiros criam perfis em sites como Facebook e Twitter, entre outros, também renderá este ano ao país o título de quinto do mundo no quesito velocidade de adoção de redes sociais.

Essas são algumas conclusões do estudo "Mídia social no Brasil: a classe média se torna social (Brazil Social Media: The Mobile Middle Class Goes Social), da consultoria novaiorquina eMarketer.

Os analistas da eMarketer observam que, embora o uso de rede social já esteja bastante difundido em meio aos internautas brasileiros, a penetração da internet no país gira em torno de 50%, o que significa que ainda há amplo espaço para crescimento.

A eMarketer também destaca como motor de crescimento a rápida adoção de smartphones e tablets pelos usuários de mídias sociais brasileiros. A população de internautas de menor renda — que, segundo a consultoria, irá conduzir a maior parte do crescimento no uso da rede social no Brasil — irá cada vez mais acessar a internet móvel beneficiando-se de celulares e planos de dados mais baratos e da expansão da rede de banda larga móvel no país.

No que se refere à relação consumidor/marca, os pesquisadores da eMarketer mencionam estudo de maio de 2013, da consultoria Gauge, segundo o qual os usuários de redes sociais no Brasil percebem uma desconexão entre o conteúdo que as marcas postam nas suas páginas sociais e as informações que eles, os usuários, procuraram nesses sites.

Com base em pesquisa da consultoria de mídia eCRM123, de dezembro de 2012, os analistas da eMarketer informam que 94% dos usuários de redes sociais do país são favoráveis à idéia de receber assistência ao cliente por meio de sites de mídia social, e 77% têm atitude positiva quanto ao social commerce. Para os especialistas, esses percentuais sugerem que o comércio via rede social poderia ter um futuro brilhante no Brasil.

 

Image courtesy of Stuart Miles at FreeDigitalPhotos.net

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.