Engajamento social traz retorno quantitativo para o negócio, diz estudo

    1

    As empresas mais engajadas socialmente experimentam um retorno no valor do negócio quatro vezes maior do que aquelas com atuação mínima nessa área. A revelação é do PulsePoint Group, que se baseia em pesquisa do The Economist Intelligence Unit com 329 executivos seniores de 19 segmentos nos Estados Unidos e Canadá.

    O relatório define empresas socialmente engajados como aqueles que envolvem ativamente os seus clientes em conversas relevantes, que são possibilitadas por tecnologias sociais e que beneficiam ambas as partes.

    Questionados sobre o impacto das mídias sociais sobre diversas áreas do negócio, os entrevistados das empresas mais empenhadas no engajamento relataram um impacto de 7,7% sobre áreas-chave, como vendas, margens operacionais, receita e inovação.

    Empresas com empenho limitado reportaram impacto de 3,9%, taxa que não passou de 1,9% naquelas que registraram o menor engajamento social.

    O estudo revela que os executivos mais seniores dos dois países veem uma variedade de vantagens no seu engajamento social, sendo o mais marcante a melhora na eficácia de marketing e de vendas, citada por 84% dos respondentes.

    Outros benefícios decorrentes do engajamento social, na percepção de grande proporção de executivos, incluem maior participação de mercado (81%), melhora na qualidade do produto ou serviço (68%), melhor valor da marca ou do estoque (67%), melhor colaboração com os parceiros (65%), e aumento na velocidade de inovar e chegar ao mercado (65%). A redução dos custos foi a única vantagem citada por menos da maioria (37%).

    Dois terços dos altos executivos afirmam que o engajamento social aumenta a percepção do valor da marca e do estoque, 62% dizem que aumenta a receita e 58% destacam que aumenta market share.

    A maioria dos executivos não vê melhoria na margem operacional nem redução de custo de venda ou de produção, mas o maior desafio continua sendo a incapacidade de provar retorno do investimento (ROI) dessas ferramentas. Esse entrave é citado por 45% dos entrevistados, à frente das preocupações legais ou regulamentares (33%) e de estratégia clara para a mudança (32%).

    Em torno de 28% dos executivos disseram que não estão medindo o impacto de suas iniciativas de engajamento social, enquanto 28% confiam na intuição.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.