SAP anuncia nova solução de inteligência fiscal na nuvem

0

Em um país com 26 estados, mais de 5 mil municípios e uma imensa complexidade fiscal, calcular corretamente a alíquota de impostos de um produto é uma vantagem competitiva única, seja no aumento de lucratividade, melhoria de precificação e ainda na prevenção de riscos fiscais. Um exemplo dessa complexidade está no setor de e-commerce, que comercializa seus produtos para todo o Brasil e sofre a diversidade da tributação de cada local que vende, alterando o valor do seu produto ou da sua margem dependendo para qual estado foi feita a venda.

Por este motivo, a SAP em parceria com a Taxweb, anunciam uma aliança tecnológica que vai mudar a forma como as empresas classificam e calculam os tributos de seus produtos. Ela já está disponível com a nova versão do ERP S/4HANA Cloud, que terá o sistema de inteligência fiscal e tributário da Taxweb integrado. A integração foi realizada em conjunto com a equipe de localização de produtos da SAP Brasil (SAP Globalization Services), e com apoio técnico do SAP Co-Innovation Lab Brasil (COIL).

As vantagens se estendem a qualquer segmento de negócios, entretanto, analisando o varejo, por exemplo, que possuí um alto volume de produtos comercializados e com isso maior  complexidade e risco fiscal, os benefícios serão nítidos e existirá reflexo na ponta final. Com a aplicação correta e automatizada das alíquotas dos impostos, as empresas diminuirão as perdas causadas pela aplicação errada de impostos e poderão praticar preços mais competitivos no mercado consumidor.

"Existe uma relação de custo e risco quando falamos da área fiscal de uma empresa, principalmente em relação a classificação correta de impostos de mercadorias. Quanto mais for automatizado o processo, menor o risco e o custo, pois ele acontece sem nenhuma intervenção e sem espaço para erros. Com a adoção do S/4HANA Cloud integrado à solução de inteligência fiscal da Taxweb naturalmente todos os processos passam a ser mais eficientes diminuindo inclusive os custos operacionais, já que tudo será automatizado. As empresas começam a pagar impostos corretamente, nem a mais e nem a menos, as margens são preservadas e toda a cadeia é beneficiada" – explica o CTO da Taxweb, André Barros. "Uma empresa que não automatiza sua inteligência fiscal possui eficiência tributária baixa e fatalmente repassa o ônus da ineficiência da operação para o consumidor final. Nosso objetivo é aumentar a eficiência tributária através da automatização da inteligência fiscal e dar as empresas a possibilidade de serem mais competitivas e estarem em conformidade com o Fisco" – complementa o executivo.

A inteligência fiscal da Taxweb é pautada pelo produto Taxrules, uma tecnologia que é 100% SaaS, colaborativa, e moderna, que possui um potente motor de cálculo aliado a um conteúdo fiscal atualizado em tempo real. O Taxrules garante um processo contínuo de monitoramento dos impostos de 27 diários oficiais (26 estados + DF) e alimenta automaticamente as bases de cálculo da solução, conseguindo dizer qual é a alíquota correta a ser praticada em um produto específico. Além de apurar os tributos atuais de uma empresa, ainda pode auditar o passado e fazer uma previsão estratégica do futuro, ou seja, a empresa pode definir por exemplo qual é o melhor estado para efetuar uma compra ou até mesmo decidir qual a localização mais estratégica para um Centro de Distribuição.

"Na Taxweb enxergamos uma solução de compliance fiscal robusta, com conteúdo amplo e tecnologia "em nuvem". Nossos clientes não precisam passar 6 meses implementando um sistema e nem precisam se preocupar com atualizações constantes, com isso todos os custos diminuem. Isso fez com que a Taxweb conseguisse se integrar ao S/4HANA Cloud resultando em uma oferta completa e segura ao mercado", explica o vice-presidente de Produto da SAP Brasil, Knut Barthel. O executivo ainda complementa que um fator importante no processo foi o amplo conhecimento sobre o assunto e o pronto atendimento da Taxweb em relação a este projeto – "durante todos os questionamentos da SAP sobre as funcionalidades da solução da Taxweb e sobre a legislação fiscal, as respostas surgiram de uma forma muito natural, o que evidenciou que a empresa tinha propriedade neste assunto tão complexo e importante. Isso era o que a SAP esperava de um parceiro de peso", finaliza Barthel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.