O consumidor Omnipay no mundo Omnichannel

0

Está cada vez mais evidente, dentro do varejo, que não é possível viver em função de um canal de vendas em detrimento de outros. A homogeneidade entre as mídias avança paralelamente à evolução tecnológica. A discussão sobre quais mídias são as mais eficientes perde o sentido se avaliarmos que o mais importante é, na verdade, a convergência da informação que atinge o público-alvo.

Entre 29/9 e 1/10, participei do Shop.org, evento que aconteceu em Seattle (EUA) e teve a presença de grandes varejistas norte-americanos. O evento também contou com a presença de empresas renomadas da área de tecnologia e promoveu debates de temas relacionados ao e-commerce global. A participação de brasileiros no evento foi maciça, o que comprova o interesse de empresários e empreendedores do nosso país na busca de novas práticas que possam ser aqui aplicadas.

Entre os inúmeros assuntos, observei um interesse maior em torno da tendência dos usuários a transitar entre vários canais de venda antes de fechar um pedido Em outras palavras, essas plataformas foram criadas com o único objetivo de vender produtos ou serviços, mas o consumidor as usa para fazer uma compra mais assertiva.

Por exemplo, um grande varejista presente no evento, questionado sobre a expansão de suas lojas físicas em uma economia cada vez mais digital, afirmou que seu pico de acessos nos canais digitais ocorreu no dia de inauguração de uma loja física – e a maior parte do tráfego vinha de usuários que estavam acessando a internet desse mesmo ponto de venda físico.

Outra situação: consumidores que hoje optam pela compra no site para receber em casa, amanhã podem desejar comprar na loja e receber em casa. Pode-se achar conveniente não se deslocar a uma loja, ao mesmo tempo em que outro consumidor entende que sua conveniência é não carregar o que comprou, porque o produto é grande demais ou algo assim.

O comportamento desse consumidor traz também uma questão interessante: como medir o desempenho dos diversos canais, assumindo que cada um deles atua, à sua maneira, na conversão das vendas?

Muitas empresas ainda analisam os resultados a partir da taxa de conversão de cada modalidade de comércio, sejam elas a internet, as lojas físicas ou as vendas por telefone. No entanto, não me restam dúvidas que os resultados deveriam reconhecer a contribuição de todos de forma integrada.

O mesmo se aplica às formas de pagamento. A cada tecnologia de pagamento que "nasce" no mercado, rapidamente se escolhem aquelas que irão "morrer". A empresa de pesquisa Forrester apresentou dados que mostram que as taxas de conversão das tecnologias de pagamentos baseadas em desktops e notebooks são quase três vezes superiores às dos smartphones.

Naturalmente, o processo de compra é mais confortável em uma tela maior. No entanto, pode ser melhor para o cliente realizar a compra de algo já conhecido pelos clientes pelo celular – neste caso, não é necessária uma análise mais aprofundada do produto.

Basta comprar.

Vale ressaltar que a busca pela facilidade no uso de uma plataforma de pagamentos, mas é imprescindível que o usuário se sinta seguro, principalmente no que diz respeito à integridade e à confidencialidade de suas informações bancárias e pessoais. Ou seja, a palavra aqui é muito mais "ampliar" as formas de pagamento e não necessariamente "substituir" as existentes.

Fica como desafio aos varejistas atender a esse consumidor multicanal e multipagamentos de forma integrada, inovando continuamente com boas práticas de ações de mídia social, atuando principalmente em toda a cadeia de suprimentos das empresas.

Luiz Antonio Sacco, diretor-presidente da SafetyPay Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.