Plataforma de Educação On-line reúne 1 milhão de estudantes e professores

0

Em dois anos e meio, mais de 1 milhão de membros de todo o mundo, incluíndo o Brasil, juntaram-se à plataforma – que, atualmente, recebe inscrições equivalentes a uma pequena universidade com 4 mil estudantes, todos os dias. Os apps gratuitos para iOS e Android, lançados recentemente, impulsionaram o crescimento na versão brasileira da plataforma.

A plataforma, que já ultrapassou os 40 milhões de acessos, incentiva alunos e professores a criar materiais de estudos com o uso de ferramentas digitais gratuitas como Mapas Mentais, Flashcards, Simulados e Caderno On-line. Em quatro versões (Inglês, Espanhol, Português e Alemão), GoConqr permite que estudantes e professores trabalhem de forma colaborativa.

Fundador da plataforma, o irlandês Dualta Moore explica que "queremos inspirar os alunos a ter maior controle de sua aprendizagem e professores a se aproximarem da nova geração de estudantes. Nossa visão é a de que receber o conteúdo passivamente não leva a uma aprendizagem profunda. Ao darmos ao aluno a capacidade de criar os seus próprios materiais de estudo, possibilitamos que ele se torne um ator ativo no processo de aprendizagem."

A GoConqr recebe mais de 30 mil inscrições por semana, de usuários de todo o mundo. Juntamente com o Reino Unido, Espanha e os EUA, o crescimento no número de usuários se mostra em forte ascensão no Brasil, México e Colômbia.

Moore acrescenta que, embora haja apelo global, o comportamento dos usuários varia em cada região. "No Reino Unido, por exemplo, o planejamento parece ser uma parte fundamental do processo de aprendizagem, os usuários passam mais tempo elaborando o Calendário de Estudo e planos de aulas. Na América Latina, os usuários têm um grau muito maior de colaboração; a velocidade com a qual eles compartilham com os seus amigos o conteúdo criado é muito maior. Já nos EUA, o uso está concentrado nas instituições de ensino; os professores criam recursos com as ferramentas digitais e os incluem no plano de aula".

Sobre GoConqr

GoConqr (anteriormente conhecida como ExamTime) identificou que o potencial da plataforma se expandiu ao longo do anos. Alunos e professores, muito mais do que apenas utilizar as ferramentas para alcançar boas notas em exames (uma referência à ExamTime), passaram a utilizar as ferramentas para uma aprendizagem mais profunda e a longo prazo. Daí a motivação para adequar o nome da plataforma ao uso que de fato estava sendo feito por seus usuários: a conquista do conhecimento.

GoConqr oferece, gratuitamente, ferramentas como Mapas Mentais, Caderno On-line, Flashcards (cartões de memorização), Simulados e Calendário de Estudo com as quais os usuários criam seus próprios materiais de estudo. As ferramentas são baseadas em técnicas de estudo que comprovadamente facilitam a absorção do conteúdo e otimizam o tempo de estudantes e professores.

Além de criar e compartilhar materiais de estudo, também é possível acessar mais de 1 milhão de materiais já criados por outros usuários na biblioteca pública da plataforma. Além disso, os Grupos de Estudo de GoConqr também permitem que professores avaliem o desempenho dos alunos na realização de testes e simulados.

GoConqr tem versões em Inglês, Espanhol, Português e Alemão. A empresa tem escritórios em Dublin e Belfast, na Irlanda, e emprega 25 pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.