Brasil: download de apps dobra em um ano

0

Entre setembro de 2013 e setembro deste ano, dobrou o volume de downloads de aplicativos móveis no Brasil, somando a Google Play e a App Store. O País é hoje o segundo maior mercado em quantidade de downloads de aplicativos na Google Play, perdendo apenas para os EUA – cabe lembrar que na China a maior parte dos downloads de Android acontece em lojas independentes, não contabilizadas nesses números. No mesmo intervalo de tempo, a receita com downloads e vendas in-app em Android e iOS aumentou 40% no Brasil. Os números fazem parte de um estudo realizado pela App Annie em parceria com o MEF, entidade da área de conteúdo móvel e m-commerce.

O relatório indica quais são os mercados emergentes para os quais a comunidade de desenvolvedores móveis deve prestar atenção. Dentre os destacados, o Brasil foi o que mais cresceu em 12 meses no número de downloads, seguido por Indonésia (+70%), México (+60%), Turquia (+60%) e Índia (+30%). Na China, o volume de downloads cresceu apenas 10% nesse intervalo, mas o país continua sendo o segundo maior mercado do mundo em números absolutos de apps baixados, atrás somente dos EUA.

O crescimento do Brasil é atribuído principalmente à Google Play, graças à popularização de smartphones Android de entrada. Mas a App Annie diz que o sistema iOS também tem registrado crescimento e lembra que a Apple abriu recentemente sua primeira loja física no País, localizada no Rio de Janeiro.

Os mercados emergentes foram determinantes para aumentar a diferença entre Google Play e App Store quando comparado o volume total de downloads de cada loja. No terceiro trimestre de 2013, a quantidade de aplicativos baixados na loja do Google mundialmente era 25% maior que aquela na App Store. Um ano depois, a diferença agora é de 60% a favor da Google Play, informa a App Annie.

Receita

O único mercado maduro que mereceu destaque no estudo foi a Alemanha. Embora seu volume de downloads tenha se mantido estagnado no intervalo pesquisado, sua receita aumentou 80%. Lá o volume de downloads em Android é praticamente o dobro do iOS – proporção que se manteve estável entre setembro de 2013 e setembro deste ano. Quanto à divisão do faturamento, houve uma mudança drástica nesse período: a receita com apps Android, que um ano atrás equivalia à metade daquela obtida com apps iOS, agora é praticamente igual àquela da plataforma concorrente.

Nesse período, o crescimento da receita com apps nos outros mercados destacados foi o seguinte: Indonésia (+60%), Turquia (+60%), Índia (+60%) e México (+20%).

A loja da Apple continua gerando mais receita que a Google Play. No somatório mundial, a receita gerada na App Store no terceiro trimestre deste ano foi 60% maior que aquela da Google Play, informa a App Annie.

Exportação

Os números apresentados nesse relatório servem para atrair desenvolvedores móveis a adaptar seus apps para mercados emergentes. Contudo, a App Annie ressalta que não basta simplesmente traduzir seu conteúdo. Para obter sucesso, é necessário "localizar" o app, ou seja, adaptá-lo à cultura local. Além disso, é preciso entender que modelos de monetização e certas funcionalidades dentro do app podem fazer mais sentido em determinados mercados do que em outros. Ou seja, é fundamental estudar antes cada país, sua cultura em mobilidade, identificar os apps de maior sucesso etc.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.