O que é Device Mesh (Malha de Dispositivos) e quais seus impactos no desenvolvimento de aplicações

0

O avanço da tecnologia computacional nos últimos 80 anos foi estrondoso. Os computadores que pesavam cerca de 30 toneladas (como o ENIAC em 1946) passaram a pesar poucas centenas de gramas a partir dos anos 2000. Tudo isto foi graças a substituição de tecnologias baseadas em válvulas por transistores e o uso intenso de circuitos integrados (também chamados de microchips). Este avanço tecnológico permitiu embarcar tecnologia computacional em diversos tipos de dispositivos como: computadores, relógios, carros, bikes, eletrodomésticos, aviões e até mesmo em roupas. A este conjunto de dispositivos quando estão interligados, é dado o nome de Device Mesh, ou em uma tradução literal, "Malha de Dispositivos".

O termo "Malha de Dispositivos" (Device Mesh) se refere a um conjunto de dispositivos inteligentes capazes de rodar aplicações (software). Estes dispositivos estão conectados a uma rede (como a internet) e formam uma malha, daí o nome malha de dispositivos. Desta forma, esta malha de dispositivos permite aos usuários o acesso às mesmas aplicações em diferentes dispositivos, garantindo o mesmo contexto entre elas.

Mesmo contexto para as aplicações

Imagine utilizar uma mesma aplicação em seu laptop, relógio, roupa, smartphone e carro, tendo tudo sincronizado entre si e podendo interromper o uso de uma aplicação em determinado dispositivo e continuar em outro dispositivo de onde parou, continuamente.

Um exemplo simples que podemos citar de aplicação baseada em "Malha de dispositivos" é quando você está utilizando um aplicativo de mensageria como Facebook ou MyPush em seu computador e passa a utilizar estes aplicativos em outro tipo dispositivo como um smartphone ou relógio. Note-se que as conversas e mensagens estarão sincronizadas sem que você se preocupe com isto, seja utilizando o aplicativo no computador ou no smartphone. Temos aqui um mesmo contexto, as mesmas aplicações, porém em diferentes tipos de dispositivos. Este é um cenário simples, mas que exemplifica o avanço das aplicações contextuais.

Ambient User Experience (UX) – O que é?

Para manter uma experiência única sincronizada entre diferentes dispositivos, as organizações passarão a se preocupar não apenas com a experiência do usuário em um determinado dispositivo, mas com todo o ambiente que envolverá a aplicação. À esta nova experiência para os usuários, damos o nome de "Ambient User Experience" ou em uma tradução mais próxima de nosso entendimento, "Experiência de Usuário Contínua".

A ideia da "Experiência de Usuário Contínua" é a base de todo o conceito para uma malha de dispositivos realmente ser útil no dia a dia das pessoas. A ideia é permitir que os usuários possam continuar tendo a mesma experiência independentemente do dispositivo que esteja utilizando. Podemos assistir um vídeo em uma SmartTV e dar uma pausa para ir ao aeroporto. Durante o trajeto continuamos assistindo ao filme em um tablet (de onde paramos e com a mesma configuração de idioma, legenda e efeitos) e a experiência poderia continuar na TV da aeronave fornecida pela companhia aérea.

Assistentes pessoais são exemplos de experiência de usuário contínua

Grandes players de tecnologia do mercado como Google, Microsoft e Apple estão investindo fortemente nos assistentes pessoais. O grande objetivo destes e outros players, é garantir que cada ser humano tenha uma assistente pessoal disponível 24h por dia em todo o contexto da vida do usuário. O Google tem investido no projeto Google Now, enquanto a Microsoft na Cortana e a Apple na Siri.

Estes assistentes pessoais estão, ainda que embrionários, disponíveis em diversos tipos de dispositivos e podem aprender sozinhos, realizar atividades por comando de voz e até concluir determinadas atividades caso autorizados pelos usuários.

A ideia é que você ou outra pessoa possa interagir com o seu assistente pessoal, seja no carro, smartphone, computador ou qualquer outro tipo de dispositivo inteligente.

A expansão da Malha de Dispositivos (Device Mesh) com Internet das Coisas (IoT)

A malha de dispositivos estará cada vez maior e mais distribuída à medida que os dispositivos de IoT (Internet of Things) avançam. Cada novo objeto disponível e integrado à rede (como a Internet, por exemplo) gerará sinais, dados e insights. Ainda poderão tomar decisões para o usuário dentro de um mesmo contexto, inclusive utilizando algoritmos de inteligência artificial e serviços cognitivos.

E qual o tamanho desta nova malha de dispositivos? De acordo com o Gartner, até 2020, cerca de 25 bilhões de dispositivos estarão conectados e gerarão dados sobre os mais diversos assuntos e contextos que possamos imaginar. Todos estes dispositivos farão parte da malha de dispositivos, gerando informação ou consumindo informação.

A grande malha de dispositivos estará conectada à Internet, porém poderemos ver ambientes segmentados e/ou redes segmentadas dentro de contextos específicos também.

Controlar o incontrolável ou aderir?

Muitas organizações tentam impedir o compartilhamento das informações entre diversos dispositivos e tentam controlar o que é praticamente incontrolável. Um colaborador da empresa poderia estar lendo um documento da empresa em seu computador e durante o trajeto para casa dentro do trem poderia continuar estudando o mesmo documento com óculos tipo Google Glass. Enquanto algumas organizações estão desconfortáveis em distribuir suas informações por uma malha de dispositivos, outras estão abraçando a causa e levantado seus dados e aplicações para diferentes dispositivos.

Os desafios para os desenvolvedores de novas aplicações

Com o passar do tempo, o desenvolvimento das aplicações se tornaram mais simples com o surgimento de diversos frameworks, IDEs de desenvolvimento, ferramentas de desenvolvimento e testes de software. Todavia, haverá um grande desafio na implementação de aplicações compatíveis com diferentes sistemas operacionais, diversos dispositivos e plataformas distintas.

O Gartner, empresa de consultoria e pesquisa em tecnologias, acredita que o Device Mesh é uma tendência e desafio para os próximos anos no desenvolvimento de sistemas e aplicações. O desafio é constante uma vez que o número de dispositivos tende a crescer. Os desenvolvedores de aplicações deverão desenvolver arquiteturas computacionais capazes de suportar aplicações em multi dispositivos, sincronizadas e mantendo um mesmo contexto. As aplicações deverão ser compatíveis com diferentes plataformas e sistemas operacionais distintos.

No mais, haverá ainda um uso crescente de serviços cognitivos para reconhecimento e interação com os usuários, e ao mesmo tempo um intenso uso de serviços baseados em machine learning para aprendizado automático destas aplicações. As aplicações nos próximos 20 anos deixarão de ser softwares convencionais como conhecemos hoje e se tornarão mais inteligentes e onipresentes.

E por fim, uma nova classe de desenvolvedores (Design) UX será cada vez mais demandada. Deveremos pensar na experiência do usuário dentro de um ambiente contínuo de uso da aplicação e não simplesmente com o uso da aplicação em um determinado dispositivo.

Leonardo dos Reis Vilela,  CEO da Cedro Technologies.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.