Bots trabalham com e para os humanos, não em substituição a eles

0

Temos falado muito dos bots — assistentes virtuais cognitivos — e de suas diversas aplicações e benefícios a todos os tipos de negócios. De repente, esse é um dos assuntos mais comentados no âmbito corporativo e da T.I. no Brasil, quem sabe, no mundo! Por que esse tema atrai e fascina tantos empresários e empreendedores, mas traz desconfiança e até desconforto para uma parcela considerável das pessoas?

Embora diversas pesquisas apontem que consumidores não se importam em lidar com robôs — desde que sejam bem tratados e que o atendimento seja o mais humanizado possível —, os bots têm causado estranhamento para alguns. Quero, nas poucas linhas que se seguem, desmistificar determinados pontos sobre esta tecnologia em especial, que veio para ficar e ajudará muitas pessoas e empresas.

Os bots não foram criados para resolver todos os problemas, nem para substituir o ser humano. Definitivamente, não. Surgiram para atender demandas específicas, para acabar com erros comuns do dia a dia, de tarefas desgastantes e repetitivas, que acontecem de maneira natural.

Através de um processo de curadoria criteriosa, treinamos e preparamos os bots para responder as perguntas mais importantes à realização de determinado serviço, como por exemplo, um operador de câmbio. Certamente, perguntas mais básicas e cotidianas, como a cotação do dólar ou conversões simples, serão 100% respondidas de acordo com as expectativas do usuário. Outras, mais avançadas, também poderão ser plenamente atendidas. Mas, quando a questão evoluir, e atingir maiores refinamentos ou detalhes que o sistema não tenha previsto, o atendimento passa automaticamente para o segundo nível, para um profissional humano que estará pronto e plenamente a par da conversa.

Tudo isso, sempre interagindo de forma personalizada. Caso a empresa queira, é possível desenvolver um bot que responde em linguagem mais informal se o cliente demonstrar preferência a este tipo de abordagem, incluindo gírias e expressões cotidianas. Se o usuário apresentar uma comunicação mais formal, o bot consegue naturalmente compreendê-lo, respondendo à altura e mantendo o nível da interação, sem ruídos.

Dessa forma, vislumbramos o emprego do Homem onde ele é — e sempre será — mais importante: resolvendo problemas, atendendo a questões mais complexas, cuidando do que mais importa, evitando tarefas estupidificantes. Com isso, em médio prazo, contribuiremos para o avanço da qualificação profissional no Brasil, oferecendo, com base na tecnologia, novas funções que vão requerer um pouco mais de preparo e formação.

Miguel Carbone, CEO da MC – The New World Technology.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.