Mais de 50% dos brasileiros consome duas ou mais mídias ao mesmo tempo, diz Ibope

0

No Brasil, 55% da população afirma utilizar dois ou mais meios de comunicação ao mesmo tempo. O maior uso simultâneo é a televisão consumida em conjunto com a internet (30%). Essa informação consta do estudo Conectmedia, desenvolvido pela área de learning & insights do Ibope Media.

O levantamento aponta que o acesso à internet e as novas plataformas impulsionam o consumo dos meios tradicionais de mídia.

"Simultaneidade e convergência são palavras-chave no novo contexto midiático, no qual os meios são consumidos nas mais variadas combinações e formas", diz Juliana Sawaia, gerente da área de learning & insights e responsável pelo estudo, em nota no site do Ibope.

Segundo a especialista, a democratização de tablets, smartphones e outros dispositivos de acesso impulsiona a convergência e a simultaneidade.

O instituto de pesquisa prevê crescimento nos próximos anos da composição que denomina "Tradigital", em que os meios são consumidos tanto na forma tradicional quanto na forma digital.

O estudo Conectmedia menciona, ainda, que a penetração da internet atinge 56% da população brasileira, o que representa um crescimento de 115% desde 2003.

A atividade mais citada para usos de internet no país é o e-mail, seguido do acesso a redes sociais (veja quadro abaixo.)

Os analistas do Ibope ressaltam que 96% dos usuários brasileiros veem posts e mensagens nas redes sociais, mas apenas 10% efetivamente editam, moderam e influenciam.

Ibope - principais atividades na internet

Fonte: Ibope/Target Group Index Latina 2012 (Y13w12) (América Latina: Argentina, Brasil,    Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Venezuela). Filtro: Internet – 7 dias.

Ibope - acesso a redes sociais na AL

Fonte: Ibope/Target Group Index Latina 2012 (Y13w12). Filtro: Internet – 7 dias

Crédito da imagem: vídeo de divulgação Cisco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.