Netpoints utiliza big data para entender comportamento de consumo

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A Netpoints indica a importância da utilização dos dados para que os varejistas detectem hábitos de consumo e com isso, desenhem ofertas específicas para promover o aumento do faturamento. Com base no estudo dos carrinhos de compras dos clientes, a companhia desenvolveu a tecnologia de "Clubes" que serve de base para a realização de ações específicas no parceiro, de acordo com o perfil de consumo dos clientes associados.

Diante destas informações é possível notar insights interessantes, como a identificação de subgrupos de clientes da melhor idade, por exemplo, além do destaque de itens com alto índice de compras como vinho, carne e fraldas.

"O consumidor hoje, adota cada vez mais uma postura ativa nas escolhas de marcas, produtos e locais nos quais realiza suas compras. Por conta do período financeiro desafiador do Brasil, este cliente tem se apresentado cada vez mais sensível às promoções e ações dos varejistas, que geram benefícios como o acúmulo de pontos nos programas de fidelidade e fazem sentido para o seu dia a dia, em particular. A noção de grupos amplos, como as que as empresas aplicavam no passado, já não faz mais sentido", explica Carlos Formigari, presidente da Netpoints.

Desta forma, aproveitar as informações geradas por uma infinidade de dados, o chamado Big Data, faz todo sentido para o segmento do varejo. A grande questão é como utilizar este enorme universo de números, gostos, preferências e sentimentos para estratégia de ações que promovam o aumento de faturamento das empresas e a satisfação dos clientes. Em caráter preditivo, as soluções tecnológicas da Netpoints permitem a tomada de decisões assertivas, oferecendo eficiência operacional.

Nesses exemplos práticos ela mostra como a tecnologia de "Clubes" funciona:

Melhor Idade

O perfil deste grupo de consumidores apresenta predominância de mulheres (64%), que costumam fazer compras no período da manhã. O ticket médio é de R$ 68 deste grupo, que representa 30% do faturamento dos supermercados parceiros da Netpoints. Além disso, a avaliação de dados deixa claro que há um destaque relevante para a compra de queijo no público com mais de 50 anos.

Diante desta análise, a Netpoints indica algumas oportunidades de promoção de ação para o aumento de frequência e ticket da Melhor Idade visando alavancar o faturamento das lojas, são elas:

  • Ministrar cursos sobre queijos finos e promover degustação;
  • Exercícios com professor no estacionamento das lojas 30 minutos antes do estabelecimento abrir;
  • Empacotadores e funcionários que levem as compras até o veículo do cliente;
  • Diminuição da rotatividade de funcionários buscando maior aproximação entre colaboradores e clientes, quesito importante para os clientes da melhor idade.

Resultado

O sucesso das ações se reflete no aumento da frequência em média de 6,1%, aumento de ticket médio em 8,9% e alavancagem do faturamento em 15,6%.

Clube do Vinho

Vinhos – Clientes que compram vinho gastam em média 102% a mais do que quem não compra e o ticket médio do carrinho que possui o produto da categoria é 6% maior do que o carrinho que não possui.

Análise dos queijos especiais – Consumidores de queijos especiais gastam em média 111% a mais dos que não consomem. E o ticket médio do carrinho que possui este alimento é 119% maior do que o carrinho que não possui.

Intersecção de consumidores para clube do vinho – vinho + queijos especiais – os clientes que pertencem ao clube do vinho possuem um gasto médio maior no período (165%) e um ticket médio maior, em comparação com quem não pertence ao clube (106%). Além disso, os clientes que pertencem ao clube do vinho compram mais que os outros consumidores os produtos filé mignon, queijo minas, café/chá de máquina (capsulas), castanhas e manteigas.

Gráfico de produtos

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Diante desta análise a Netpoints indica algumas oportunidades de promoção de ação para o aumento de frequência e ticket para este grupo, com o objetivo de alavancar o faturamento das lojas.

Resultado

O sucesso das ações se reflete no aumento de ticket médio em 4% e faturamento adicional de R$ 190mil, em 1 mês de campanha.

Clube do Bebê

Fraldas – Clientes que compram fraldas gastam (R$409) em média 84% a mais dos que não compram (R$221) o produto e o ticket médio do carrinho que possui fralda (R$185) é 29% maior do que o carrinho que não possui (R$143).

Leites Infantis – Consumidores que compram leite gastam (R$441) em média 90% a mais do que quem não compra o produto (R$232) e o ticket médio do carrinho que possui leite é 68% maior do que o carrinho que não possui.

Intersecção de shoppers para o clube do bebe – fraldas + leites infantis – os clientes que pertencem ao clube do bebê possuem um gasto médio maior (137%). Além disso, o ticket médio desses clientes quando compram os dois itens que fazem parte do clube é maior do que o de quem não compra (68%).

Os membros do clube do bebê compram as categorias abaixo acima da média da rede, destaque para a categoria "Alimento Infantil" e "Lenço Umedecido".

gráfico 2
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Com este diagnóstico o supermercadista recebeu algumas recomendações para a promoção de ações com foco no aumento da frequência e ticket para este grupo na rede para alavancar o faturamento das lojas.

Resultado

O sucesso das ações se reflete no aumento de ticket médio em 6% e faturamento adicional de R$ 9mil, em 7 dias de campanha.

Clube do Churrasco

Cervejas – 34% dos consumidores da rede de supermercados consomem cerveja, o que representa 3,5% das vendas do supermercado. Clientes que compram cerveja gastam em média 112% a mais do que quem não compra cerveja.

Carne – De todos os clientes 64% consomem carnes, representando 33% do carrinho de compra. Clientes que compram carne gastam em média 203% a mais dos que não compram carne. Além disso, o ticket médio do carrinho que possui carne é 79% maior do que o carrinho que não possui.

Intersecção de consumidores para o clube do churrasco – cervejas + carnes: os clientes que pertencem ao clube do churrasco compram carne e cerveja e possuem um gasto médio maior (161%).

Os clientes que pertencem ao clube do churrasco compram as categorias abaixo acima da média da rede, destaque para a categoria "Cigarros" e "refrigerantes".

gráfico 3
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Sobre a Netpoints

Fundada em setembro de 2011 por um grupo de empresários brasileiros, com investimento do Grupo Bozano, a Netpoints tem como sócias as empresas Smiles e Marisa. É um programa de fidelidade com foco no varejo e conta com parcerias em diversos segmentos, como redes de supermercados, postos de combustível, drogarias, pet shops, roupas e acessórios, home center e lojas on-line.

A gama de serviços oferecida pela Netpoints aos parceiros inclui uma plataforma eletrônica exclusiva para ações de relacionamento com o cliente e estudos de comportamento de compras, que possibilitam a cada parceiro otimizar suas estratégias de negócios utilizando ferramentas como Netshopper, NetPDV, Netcustomers, Netnumbers, Netincentive e Netinsights. Somando juntos mais de 25 milhões de clientes, Netpoints e Smile formam hoje, o maior programa de coalizão do Brasil, com parceiros como lojas físicas, e-commerce e companhias aéreas, além de parcerias com indústrias de bens de consumo e cartões de crédito.

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