Jornal Gazeta do Povo, do Paraná, passa a ser mobile first

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O jornal impresso diário Gazeta do Povo, com sede em Curitiba,  circulou  pela última vez nesta quarta-feira, 31. De acordo com o seu novo projeto de jornalismo, a partir de hoje, passa a ser feito essencialmente para plataformas móveis, conforme o conceito de mobile first, e tem como diretriz o "jornalismo de impacto".

Os assinantes de Curitiba terão acesso a conteúdo digital ilimitado, 4 edições semanais e 2 revistas mensais dedicadas a gastronomia e arquitetura e decoração, além da revista Viver Bem Saúde bimestral. Os mesmos também contam com o Clube Gazeta que oferece descontos e vantagens em shows, cinemas e mais de 1.000 estabelecimentos.

No novo modelo editorial, não só o consumo, mas a produção da notícia será preferencialmente a partir de celulares. O novo publicador permite ao jornalista postar direto do celular, mas a preferência será sempre para o dispositivo que for mais eficiente para cada situação. Os jornalistas da Gazeta escreverão suas matérias e as publicarão na plataforma digital do jornal a partir de seus dispositivos móveis, invertendo a lógica de consumo de conteúdo geralmente utilizada pelos veículos jornalísticos na Internet: o site originalmente construído para celular será responsivo para a tela do computador.

Na plataforma www.gazetadopovo.com.br, os leitores terão acesso a noticiário, análises, colunas e blogs direcionados por geolocalização, de acordo com suas praças de interesse – Curitiba, Paraná ou qualquer lugar do Brasil. O jornal também implementará uma iniciativa de experiência social, em que seus assinantes poderão ver quais foram os conteúdos acessados por seus amigos do Facebook e como eles reagiram.

Segundo Leonardo Mendes Jr., diretor de redação da Gazeta, a nova plataforma foi desenhada para aumentar expressivamente a velocidade de carregamento de seus conteúdos, diminuindo o consumo de dados e facilitando a experiência do leitor assim que toda plataforma digital for transcrita para AMP. "A aprovação do público ao novo projeto da Gazeta foi imediata e, em alguns aspectos, acima das nossas expectativas. Os meses de abril e maio estão entre os de maior audiência na história do jornal e a migração de assinantes do impresso para a nova plataforma é superior a 92%, ante uma expectativa de 60%. É sinal de que tomamos a decisão correta, pois estamos indo para onde nosso leitor já está", complementa Mendes.

Do ponto de vista de negócios, a presença dos novos âncoras representaram, no período de 10 de abril à 21 de maio, mais de um milhão de acessos ao conteúdo de algum ancora na Gazeta do Povo. Esta estratégia também possibilitou a um incremento na venda de assinaturas pela internet que já está 80% superior ao realizado em abril 2017.

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