Ford apresenta app de projeto de transporte público

0

A Ford apresentou esta semana no Congresso Mundial da Mobilidade em Xangai um experimento de transporte público inteligente e flexível realizado na China, com uso de um aplicativo de agendamento. O projeto é um dos vários que a empresa desenvolve em todo o mundo para buscar novas soluções de mobilidade.

O experimento, chamado Panda Dynamic Shuttle, foi desenvolvido em parceria com a empresa de ônibus Panda Shuttle e a Universidade de Tsinghua. Ele usa um aplicativo móvel com algoritmo que permite otimizar as rotas, horários e paradas de uma frota de vans Ford Transit, na cidade de Dalian, nos períodos de alto e baixo movimento de passageiros.

O sistema é programado para atender três diferentes condições: nas horas de pico, no meio do dia quando a demanda é menor e na madrugada, quando o transporte público é limitado. Nos horários de pico as vans seguem uma rota fixa, como os ônibus tradicionais, mas com uma diferença: os usuários podem reservar assentos com antecedência, indicando onde vão entrar e sair, o que permite aos veículos parar só o necessário.

As vans podem usar os corredores de ônibus da cidade, mas como variam as rotas de acordo com as solicitações dos usuários e fazem em média só seis ou sete paradas por viagem – comparado a 13 paradas dos ônibus regulares –, completam a sua rota 35% mais rápido.

Nos horários fora de pico, durante o dia, o serviço opera em duas áreas chaves sem uma rota fixa, com base nas reservas feitas pelo aplicativo, de modo semelhante a um serviço de carona. À noite, quando o transporte público para, ele continua a funcionar. As vans fazem rotas similares às dos ônibus, mas com paradas flexíveis dependendo das necessidades dos passageiros. O aplicativo também mostra, a qualquer hora, a localização em tempo real dos veículos, uma informação útil principalmente para aqueles que viajam à noite ou têm pressa.

"Um dos objetivos principais dessa experiência é ver como podemos usar os recursos existentes de forma mais eficiente", diz John Larsen, diretor da Ford Ásia-Pacífico. "Estamos aprendendo que, com modelos de serviço diferentes a cada hora do dia, com base na localização e quantidade de passageiros, podemos oferecer um transporte mais eficaz."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.