Presença da inteligência artificial nos negócios no Brasil deve dobrar até 2023

0

O uso da Inteligência Artificial é um dos principais vetores de transformação para as empresas, resultando em inovações de produtos, serviços e processos empresariais. Segundo um levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) em parceria com a IDC, até 2023 o número de empresas brasileiras que utilizam Inteligência Artificial em seus negócios deve superar 30%. Atualmente 15,3% do total já indicam que possuem iniciativas com o uso da tecnologia.

O Brasil já ocupa o primeiro lugar em investimento em TI da América Latina, respondendo por 42,8% do investimento regional, segundo o mesmo estudo. E, cada vez mais, as empresas estão interessadas em entender melhor as potencialidades de uso da tecnologia. A utilização de Machine Learning (aprendizado de máquina, em português), por exemplo, contribui de diferentes formas no trabalho das empresas, sendo aplicada cada vez mais em sistemas que utilizamos no dia a dia.

Um dos exemplos de solução cujo objetivo é ajudar negócios com conhecimentos limitados a construir modelos customizados próprios de IA é o Cloud AutoML, parte do portfólio oferecido por Google Cloud. A plataforma permite que os engenheiros criem sistemas sem a necessidade de escrever códigos, por meio de uma plataforma pronta para utilização e customização de acordo com a demanda de cada negócio.

Abaixo estão algumas ferramentas de AutoML que o Google Cloud oferece para o mercado:

AutoML Vision

O AutoML Vision é uma ferramenta que permite treinar modelos de aprendizado de máquina para classificar e organizar imagens de acordo com marcadores definidos previamente. Assim, é possível gerar sugestões de marcações mais corretas futuramente. É utilizada em áreas de segurança e controle de qualidade, manutenção preventiva, por exemplo, para detecção de objetos nas imagens. A classificação é usada para descoberta de produtos em uma imagem.

AutoML Natural Language

Com o AutoML Natural Language é possível criar modelos personalizados de machine learning para classificar conteúdo em inglês em um conjunto personalizado de categorias, o que é útil quando as categorias disponibilizadas pela API Natural Language são muito genéricas ou não se aplicam ao uso específico do usuário. É utilizado em classificações de textos em um conjunto de categorias.

AutoML Video Intelligence

O AutoML Video Intelligence permite que o usuário treine modelos de machine learning para classificar imagens e segmentos dos vídeos conforme as categorias definidas.

AutoML Translation

O AutoML Translation permite a criação de modelos de tradução personalizados para que as consultas de tradução retornem resultados específicos. É utilizado em modelos de traduções de textos customizados para segmentos específicos, como seguros ou medicina.

AutoML Tables

Com o AutoML Tables, é possível criar e implementar modelos de machine learning de última geração em dados estruturados de forma rápida, automática e escalável. A plataforma aproveita os dados para executar tarefas essenciais, como gerenciamento da cadeia de suprimentos, detecção de fraudes, otimização de conversão de leads e aumento do valor de vida útil do cliente.

Para aproveitar todos os benefícios da inteligência artificial e machine learning, é fundamental que as empresas invistam em criar uma cultura de dados internamente. Fábio Andreotti, head de Google Cloud Brasil, explica que as empresas brasileiras estão usando a nuvem e adotando novas tecnologias por conta de sua estratégia de negócios. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.