CargoX anuncia criação de projeto para caminhões autônomos

0

Com o objeto de pesquisar e desenvolver soluções para caminhões autônomos, cujos testes estão sendo realizados por diversas  montadoras  pelas estradas dos EUA e Europa, foi criada a CargoX Technologies, uma equipe brasileira de P&D para caminhões autônomos.

A transportadora já contratou parte dos colaboradores da equipe que ficará encarregada pela pesquisa.  Para integrar o time de BI – Business Intelligence, a empresa está em busca cientistas experientes em matemáticas e estatísticas com o objetivo de começar a desenvolver modelos matemáticos que permitirão fazer as viagens dos caminhões mais eficientes e seguras no futuro.

Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária, 90% dos acidentes de trânsito acontecem por falhas humanas. A estatística dos acidentes é particularmente relevante  para a indústria dos caminhões, já que os motoristas não conseguem descansar bem e dirigem durante muitas horas. "A nossa ideia não é substituir o motorista, mas ajudar diminuir a quantidade de ocorrências nas rodovias. Estamos capturando e processando milhares de dados para alimentar os Self Driving Trucks que as montadoras estão desenvolvendo", diz Federico Vega, CEO e fundador da CargoX.

Quando um caminhão sofre um acidente é altamente destrutivo, porém existe uma grande necessidade no mercado brasileiro de reduzir os acidentes. "Como fornecedores de cargas para os caminheiros é nossa responsabilidade trabalhar para baixar o numero de acidentes nas estradas e reduzir o número  de caminhões viajando vazios, os quais atrapalham o trânsito e contaminam o meio-ambiente sem necessidade", acrescente Vega. De acordo com dados da ANTT, mais de 40% dos veículos viajam ociosos pelas estradas brasileiras.

A CargoX está capturando todo tipo de informações relevantes para o mundo de transportes com a sua tecnologia, como as rotas mais eficientes e seguras durante as diferentes horas e dias do ano. "Estas informações iram auxiliar para tornar o transporte de cargas mais seguro, barato, rápido e eficientes em muitos aspectos", comenta o executivo. "Futuramente, esse conhecimento vai ajudar as montadoras a desenvolver caminhões autônomos", complementa.

Recentemente, a CargoX anunciou uma rodada de investimento de R$ 49 milhões liderada pela banco  de investimentos Goldman Sachs,  o mesmo investidor de empresas como a Uber e Facebook. A transportadora também apresentou um novo conselho de diretores, que incluiu nomes de peso da indústria de logística: Oscar Salazar – fundador da Uber -, Eddie Leshin – COO da Coyote Logistics – startup vendida por U$ 1.8 milhões, no ano passado e Hans Hickler.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.