Sucesu Minas cria vice presidência para apoiar ecossistema de startups

0

Ajudar empresas mineiras a entenderem, desenvolverem e usufruírem do ecossistema de startups. Esta é a proposta da nova vice-presidência de Startups e Empreendedorismo criada esta semana pela Sucesu Minas, que será presidida pelo engenheiro eletrônico Mauro Carrusca.

Belo Horizonte quer ser "a capital brasileira do conhecimento e da inovação" e este foi um importante passo da entidade que representa o mercado mineiro de TI e Telecom para ocupar um papel de destaque nesse movimento, encabeçado em seus primórdios pela comunidade de startups San Pedro Valley, em Belo Horizonte, e que vem ganhando estatura com o apoio e a parceria de empresas, instituições e entidades.

Entre as ações que a VP Startups e Empreendedorismo pretende realizar está uma Vitrine de Negócios Colaborativos, para apresentar demandas das empresas e soluções de negócios desenvolvidas por empreendedores e estudantes. Outra iniciativa é a programação de missões empresariais nacionais e internacionais com o objetivo de levar empreendedores para visitas técnicas a empresas inovadoras e polos de inovação como: Silicon Valley, Boston, Unicamp, San Pedro Valley, Vale da Eletrônica, entre outras.

"Não pretendemos reinventar a roda. A iniciativa da Sucesu Minas quer unir forças com iniciativas existentes para promover a aproximação entre empresas, startups e universidades e com isso viabilizar a criação de um marketplace nesse ecossistema, estreitando relações e encurtando caminhos para a promoção de negócios inovadores", destaca Carrusca.

Carrusca tem uma longa trajetória neste universo. Conhece bem o Silicon Valley por já ter morado e trabalhado lá como executivo da IBM. Recentemente, participou de uma missão a San Francisco, juntamente com a Fapemig, Fapesp, Unicamp, entre outras instituições, para conhecer técnicas e processos do agronegócio no vale. Esta missão culminou no projeto Aceleragro, em desenvolvimento no Brasil. Em 2016, foi correalizador junto com a Embrapa do desafio de startups Ideas for Milk para geração de soluções para a cadeia produtiva do leite. É mentor de startups no Programa de Aceleração de Negócios – PAN da Puc Minas, Latinoware (um dos maiores eventos do mundo de software e tecnologias livres), que acontece no Parque Tecnológico de Itaipu, e em programas como o BootCamp do Sebrae.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.