Análise de contexto e de tom do cliente é chave para sucesso dos bots, diz IBM

0

Construir um chatbot de qualidade não é fácil e requer entender não apenas o que o consumidor disse, mas o contexto em que foi dito e também o tom da conversa. Essas são algumas das recomendações de Thiago Rotta, líder de soluções para IBM Watson na América Latina, da IBM. O executivo participou do Bots Experience Day, evento organizado por Mobile Time nesta quarta-feira, 5, em São Paulo.

"Geralmente os bots usam árvores de decisão para se comunicarem. Mas se não perceberem o tom, podem errar na resposta", comentou Rotta. É preciso identificar se o cliente está satisfeito ou raivoso, para não irritá-lo mais.

A análise do contexto também é fundamental. Quando o bot não compreende o consumidor e reinicia uma conversa, o cliente se frustra. "Se acontecer uma segunda vez, você perde o usuário", alertou.

Futuro

Rotta não enxerga os bots substituindo completamente os humanos no futuro. Para ele, os humanos continuam sendo melhores no que diz respeito à capacidade de abstração e ao fato de terem senso moral. "Mas as máquinas são boas em acelerar o processamento matemático e para o reconhecimento de padrões. Isso pode ser portado para chatbots. Não se trata de substituir o ser humano, mas tirá-lo de atividades de rotina das quais não gosta, como o call center", avalia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.