Não aposte todas as suas fichas no Alibaba

0

Em um dos IPOs mais aquecidos e antecipados dos últimos anos, esse mês a gigante chinesa de e-commerce, Alibaba, será listada na New York Stock Exchange. Esse é o próximo passo em 15 anos de jornada da companhia baseada em Hangzhou no mundo dos grandes varejistas online – maior até que a Amazon.

Para os varejistas que veem apenas esse fato, o Alibaba caiu do céu. Analistas predizem que pelo menos 500 milhões de chineses podem entrar na classe média global na próxima década, a plataforma de e-commerce é um caminho seguro e confiável para estabelecer um ponto de desenvolvimento na região e vender produtos e serviços para esse mercado de consumo em rápida expansão. De acordo com a empresa de consultoria KPMG, mais consumidores chineses engajam nas compras online que qualquer lugar do mundo.

No entanto, o e-commerce na China tem algumas características chave e exigências em relação a outros mercados. Por exemplo, é típico do consumidor chinês preferir pagar quando recebe o produto, ao invés de pagar com atencedência, adicionando uma camada de complexidade nas transações e no sistema de cobrança. . A língua chinesa simplificada com seu conjunto significativo de caracteres também é um desafio para integrá-la dentro de uma plataforma de web. É por isso que muitos varejistas olham para o Alibaba como um padrão, um modelo pronto, uma solução pronta que contorna as peculiaridades do mercado chinês.

No entanto, apesar de seus benefícios claros, o Alibaba também coloca em risco um número de varejistas online que estão procurando aumentar o valor da marca e dos lucros na China, particularmente aqueles com presença internacional de marca já estabelecida.

Por exemplo, se a companhia escolhe abrir uma loja virtual no Tmall, a plataforma B2C popular do Alibaba, sua habilidade de manipular o "look & feel" da experiência do usuário é limitada. Os varejistas online que têm uma identidade de marca forte para direcionar vendas em áreas como moda, luxo, comida e bebida, geralmente reclamam que o Alibaba restringe sua habilidade de criar uma experiência online que surpreenda e 'delicie' o consumidor da mesma forma que um website dedicado faz.

O crescimento do mobile shopping por smartphones, tablets e phablets, exacerba ainda mais essa questão. A China é o maior mercado de smartphones e seus consumidores gastaram cerca de US$ 27 bilhões em compras por dispositivos móveis em 2013. Se um varejista depende do Tmall, ele não consegue intermediar o relacionamento com sua base de clientes móvel. Isso perde o controle vital do dado do cliente e sua experiência de marca cuidadosamente desenvolvida e a oportunidade de gerenciar diretamente e influenciar os consumidores para o caminho da compra.

O aumento das compras multicanais tem gerado um crescimento explosivo das soluções de comércio omni-channel. Essas plataformas integram a jornada do consumidor por todos os canais como no mobile, loja, site, mídias sociais e contact centers, assegura que a experiência do consumidor do varejista – preço, "look and feel", conteúdo – seja consistente, contextual e relevante. É por seguir uma estratégia omni-channel própria ao lado da presença robusta da Alibaba, que marcas líderes têm prosperado na China até agora.

Gerenciamento de produto e estoque também são componentes importantes de uma estratégia de comércio robusta de omni-channel. Para os varejistas com múltiplos sites, diferentes linguagens e mercados, a habilidade de atualizar informações de produtos uma vez, e por isso, atualizar imediatamente em qualquer canal, e em qualquer lugar, é enormemente poderoso. Algumas plataformas, como hybris, podem oferecer integração com o Alibaba, então os dados de status e de estoques podem ser sincronizados automaticamente, atualizando a loja no Tmall em tempo real.

O Alibaba é vital para qualquer estratégia de varejistas na China. É um caminho importante para o engajamento do consumidor chinês e direcionador de crescimento. No entanto, os varejistas devem ser cuidadosos e não apostar todas as suas fichas no Alibaba. Uma estratégia de comércio de omni-channel que ajuda a gerenciar uma série de canais próprios de uma região – web, mobile, contact center, mídias sociais, e até o Tmall, é uma alternativa muito melhor, por permitir que o varejista construa um relacionamento de audiência significativa e de identidade da marca.

Stefan Schmidt, vice-presidente de estratégia de Produto, hybris

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.