Volvo Cars faz pesquisa com sensores que reconhecem o "estado" do motorista

0

A Volvo Cars está desenvolvendo um sistema capaz de reconhecer e distinguir se o motorista está cansado ou desatento. Essa tecnologia permite, por exemplo, detectar se os olhos do motorista estão fechados ou para qual lado o motorista está olhando. "Isso permitirá que o motorista dê pistas de como ele está, permitindo que o carro o ajude, quando necessário," explica Per Landfors, engenheiro da Volvo Cars e líder do projeto de funções de apoio ao condutor.

Ao colocar um sensor no painel de instrumentos para monitorar aspectos como a direção em que o motorista está olhando, o seu abrir e fechar de olhos, bem como a sua posição da cabeça e ângulo, é possível desenvolver sistemas de segurança precisos que detectam o estado do motorista, ajustando o carro conforme a situação. Isto também significa que o carro vai garantir que ele não saia da pista ou chegue muito perto do carro da frente quando o motorista não está prestando atenção, além de ser capaz de acordar o motorista quando ele está prestes a adormecer.

"A partir do momento que um carro é capaz de detectar se o motorista não está prestando atenção, os sistemas de segurança podem ser usados de forma mais eficaz. Por exemplo, os sistemas de segurança podem ser ativados mais tarde, caso o motorista esteja atento, ou mais cedo, caso a atenção do condutor esteja desviada para outro lugar", explica.

Alguns dos sistemas que podem ser aprimorados com a nova tecnologia são o Assistente de Mudança de Faixa, o Alerta de Colisão com Frenagem Automática, e o Controle de Cruzeiro Adaptativo, com assistência à congestionamento.

O sistema funciona com um sensor montado sobre o painel, à frente do condutor. LEDs infravermelhos iluminam o condutor, que tem seus movimentos monitorados pelo sensor. Como a luz infravermelha fica fora do comprimento de onda visível aos seres humanos, o condutor não nota nenhuma diferença.

Sensores para o motorista também abrem outras possibilidades. Ao monitorar o movimento dos olhos, o carro seria capaz de ajustar a iluminação do interior, e fazer com que a luz exterior siga a direção para qual o motorista olha, O carro seria capaz de ajustar as configurações de assentos, reconhecendo a pessoa que se senta atrás do volante.

"Isso pode ser feito por meio da medição de diversos pontos na face, pelo sensor, para identificar o condutor. Ao mesmo tempo, é essencial lembrar que o carro não salva nenhuma foto e nem tem função de vigilância do condutor", esclarece  Landfors.

A tecnologia já está sendo adotada em carros de teste. A Volvo também está realizando pesquisas com parceiros, como a Universidade de Tecnologia de Chalmers e a Volvo AB, para identificar formas eficazes para detectar o cansaço e a desatenção.

A análise do estado do motorista, por meio de sensores, pode ser mais uma das ferramentas para os carros autônomos no futuro. O carro deverá ser apto para determinar por conta própria quando o motorista é capaz de prestar atenção, quando as condições para a condução autônoma não estão disponíveis. O sensor para o motorista pode dar assistência a isso.

Essa tecnologia é uma das várias iniciativas que levam a Volvo Cars a ter a meta de, em 2020, não ter nenhuma vítima ou ferido grave em um novo carro da marca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.