Google cria aplicativos instantâneos que dispensam download

0

Uma das principais novidades que o Google lançará até o fim do ano serão os chamados "aplicativos instantâneos", ou "instant apps", em inglês. Trata-se de oferecer uma experiência de aplicativo nativo sem que o usuário precise baixar o app completo. Na prática, o que o Google conseguiu criar foi uma maneira de transformar qualquer aplicativo Android em uma página web, aberta pelo navegador do smartphone.

A novidade pode revolucionar a experiência de comércio móvel no futuro. Por exemplo: se o usuário clicar no anúncio de um tênis de corrida, em vez de ter que baixar o aplicativo do varejista, seria aberta uma tela igual à do app nativo, mas diretamente na página do check-out, já com o produto selecionado. Se o usuário já tiver cadastrado os dados do seu cartão no Android Pay, bastará mais um clique para comprar.

Os apps instantâneos são a apresentação dos apps nativos em recortes através do navegador do smartphone. Eles vão funcionar até mesmo em versões antigas do Android, da Jellyean em diante. O lançamento é esperado para o fim do ano. Um dos parceiros que testará a novidade primeiro será a Disney, que vai transformar em app instantâneo o aplicativo de verificação de tempo de espera na fila das atrações da Disneylândia.

O Google apresentou os apps instantâneos durante a sua conferência anual de desenvolvedores, nesta quarta-feira, 18, nos EUA.

Análise

O conceito de app instantâneo vai modificar completamente o mundo dos aplicativos móveis. Ele tende a fazer com que as lojas de aplicativos percam importância, assim como o download enquantro métrica de popularidade de um app, afinal, este poderá ser extremamente popular sem ter tido um único download sequer. Quem ganha importância será o próprio mecanismo de busca do Google e os anúncios móveis, que serão um caminho natural para o acesso a apps instantâneos.

Mais ou menos como acontece na música e nos filmes, com apps de streaming tais como Spotify e Netflix, as pessoas poderão "acessar" apps em vez de baixá-los e tê-los armazenados. Isso, aliás, resolve o problema de falta de memória enfrentado principalmente por usuários de países emergentes com modelos Android de entrada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.