Temer assina decreto que propõe 100 ações para impulsionar digitalização da economia

0

A Estratégia Brasileira para a Transformação Digital (E-Digital) foi instituída por decreto assinado pelo presidente da República, Michel Temer, nesta quarta-feira, 21, durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, no Palácio do Planalto. A partir de agora, o Brasil dispõe de um conjunto de 100 ações para impulsionar a digitalização na indústria, no setor de serviços e na sociedade nos próximos quatro anos

"Com esse conjunto de ações que a Estratégia Digital traz, o governo federal estabelece uma política pública voltada à tecnologia, que hoje tanto impacta os processos econômicos, a produção, a indústria, o agronegócio, a atividade no país em diferentes setores. E também permite alavancar e preparar o Brasil para novos instrumentos, por exemplo, relacionados ao setor de Internet das Coisas", disse o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab

Segundo o secretário de Política de Informática do MCTIC, Thiago Camargo, a Estratégia Digital é decisiva para aumentar a competitividade e a produtividade da economia brasileira. "O Brasil só vai ter importância se a gente se tornar digital. Esta é a hora de definir o caminho. Se a gente vai continuar sendo um país de bens primários ou se a gente vai se preparar para uma nova economia", afirmou. "Lembrando que até para produzir bens primários, a gente vai precisar de tecnologia. Para a gente melhorar a nossa produtividade, a gente vai precisar de tecnologia. A gente só passa a ter, de fato, importância no cenário internacional e fortalecimento da economia a partir desta transformação digital."

Para atingir os objetivos da E-Digital, foram definidos nove eixos temáticos. Como habilitadores da transformação digital, estão infraestrutura de redes e acesso à internet; pesquisa, desenvolvimento e inovação; confiança no ambiente digital; educação e capacitação profissional; e dimensão internacional.

Já os eixos de transformação digital consistem em economia baseada em dados; um mundo de dispositivos conectados; novos modelos de negócios; e transformação digital da cidadania e do governo.

A Estratégia Digital é resultado de um amplo trabalho desenvolvido por um Grupo de Trabalho Interministerial, coordenado pelo MCTIC, em parceria com o setor produtivo, comunidade científica e acadêmica e sociedade civil. O documento foi submetido à consulta pública em setembro de 2017 e recebeu mais de 2 mil acessos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.