Android Auto chega ao Brasil no começo de abril

0

O Android Auto, versão para automóveis do sistema operacional do Google, chegará ao mercado brasileiro no começo de abril em carros da Honda, da Chevrolet e da Volkswagen. O app estará disponível na Google Play em português no próximo mês para ser integrado aos sistemas dos carros.

"A chegada do Android Auto fortalece o ecossistema do Android", disse Flavio Ferreira, líder da equipe do Google Android na América Latina. "A visão do ecossistema Android é suportar o cliente onde ele precisa, não apenas em tablets e smartphones".

Em sua visão, o Android Auto oferece uma alternativa "suave" para o usuário ter conectividade do smartphone no carro de forma segura, em parceria com a indústria automobilística. Ferreira revelou que o app passou por testes no Brasil nos últimos três meses.

Uso e apps

Funcionando em dispositivos móveis (tablets e celulares) a partir do Android Lollipop (5.0), o Android Auto opera como um espelho do smartphone habilitando as seguintes funções: mapas, através do Google Maps; Overview, para as informações mais recentes e relevantes como clima e tempo de percurso; e música, para ouvir canções por meio de apps como Pandora, Spotify e Google Play.

O Android Auto se destaca ainda pela interação com o Google Now, que responde a questões e dúvidas do motorista durante o trânsito, e pela funcionalidade de atender e fazer ligações, além de enviar mensagens de texto por WhatsApp, Telegram, Skype e outros por meio de comandos de voz, sem tirar as mãos do volante.

A conexão entre smartphone e painel digital é feita por cabo USB e o Bluetooth é usado para controlar funções de voz. Vale ressaltar que, durante a conexão entre dashboard e o smartphone, a tela do handset fica bloqueada para garantir uma direção segura por parte do motorista.

Até o lançamento Flávio Ferreira acredita que novos apps devem entrar no ecossistema, inclusive alguns latino-americanos como Vagalume Radios, Simple Radios e Super Player. Questionado sobre o Waze no Android Auto, o executivo disse que não há previsão de lançamento para o Brasil.

Veículos

As montadoras confirmaram 14 carros fabricados por Chevrolet, Honda e Volkswagen neste ano que serão compatíveis com Android Auto. Confira a lista abaixo:

Fabricante Modelo
Chevrolet Novo Cobalt
Volkswagen Novo Gol
Volkswagen Novo Voyage
Volkswagen Nova Saveiro
Volkswagen Fox
Volkswagen CrossFox
Volkswagen SpaceFox
Volkswagen SpaceCross
Volkswagen Golf
Volkswagen Jetta
Volkswagen Novo Passat
Volkswagen Tiguan
Volkswagen Fusca
Honda Accord

 

A Google informou ainda que outras fabricantes – como Ford e Suzuki – devem lançar carros até o final de 2016 com Android Auto. A Chevrolet adiantou ainda que até o final do ano outros carros de seu portfólio devem ganhar acesso ao sistema do Google.

Para os usuários que não possuem carros habiltados para o app, a Pioneer está trazendo o equipamento AVIC F970TV, uma central de entretenimento com tela de 7 polegadas. O produto será vendido no e-commerce e em lojas especializadas por R$ 2.799.

Contudo, o gerente de produtos da Pioneer, Anderson Piche, afirmou que para adotar a central de entretenimento nos carros o motorista deve ponderar se há espaço no painel, uma vez que nem todos os veículos estão adaptados para receber esse equipamento. Piche adianta que uma nova versão do dispositivo deve chegar ao mercado no meio do ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.