Reflexões de um StartUper

1

Ao fazer o balanço de dois anos de fundação de nossa empresa tive a sensação de que se completaram 10 anos; percebi, também, que vivemos a continuação de uma história que começou em 1992, quando criamos nosso primeiro empreendimento. Uma historia alicerçada na vida real e nas dores reais das empresas; uma história recheada de projetos implementados, clientes conquistados e fidelizados – personagens que foram coadjuvantes mas que, hoje, são protagonistas neste mercado emergente que é o brasileiro e o latino-americano.

Começar uma nova empresa exige, acima de tudo, coragem, garra, persistência e vontade de experimentar o desconhecido. Começar uma empresa de serviços voltados para o mercado de tecnologia de informação e comunicação exige tudo isto e ainda uma capacidade absurda de orquestrar conhecimentos, talentos, tecnologias, inovação, idiossincrasias inerentes à espécie humana. Além disto, as turbulências econômicas estruturais e internacionais também foram motivadores constantes que nos obrigaram a repensar os rumos, girar o leme e principalmente desenvolver a arte de "declinar".

Empreendedores modernos e arrojados farejam negócios escondidos nos buracos mais profundos e negros. Usam o dom da criatividade para transformar ameaças ou riscos em grandes oportunidades com a maestria de um alquimista… Mas o sucesso nem sempre é garantido, e das empresas que nascem, só 7% crescem e sobrevivem às agruras do mercado.

Para tomar a decisão de entrar neste acirrado e competitivo mercado de TI, avaliamos o momento e tivemos a felicidade de encontrá-lo no ciclo da subida da quarta onda, o cloud computing ou computação em nuvem.  Veio a decisão de aproveitar o momento, seguramente o mais promissor e menos explorado do mercado em 2011 – parece uma eternidade, mas faz apenas dois anos. Mas apesar do momento favorável, não bastava surfar na onda. Tivemos de utilizar de forma árdua toda a experiência acumulada em 27 anos em TI e em tantas outras ondas, como os mainframes, o client/server e a Internet.

Contrariando todas as regras e estatísticas sobre o quanto dura uma startup, saímos rapidamente da incubação para um período fértil, algo característico de uma empresa em processo de amadurecimento. O primeiro e mais evidente sinal foi que conquistamos receitas que fizeram os motores girar de modo contínuo, a ponto de manter uma inércia de crescimento acentuado, superando os 20% ao ano. Nossa empresa nasceu em setembro de 2011 e, quando paramos para escrever esse balanço, foi impossível deixar de notar tudo o que alcançamos: a grande visibilidade da nossa marca, o volume de projetos já implementados, o reconhecimento dos parceiros de tecnologia e, acima de tudo, os clientes satisfeitos em nosso portfólio. Esses e outros fatores nos arrancaram da condição de startup e nos transformaram em uma empresa sólida e preparada para uma vida longa e de sucesso.

Entendemos que o segredo do sucesso passa pelos dons naturais daqueles que estão à frente do negócio. É fundamental e sempre bem-vinda a ajuda de sócios investidores, mas, sem dúvida, a energia e força do capital humano é o ingrediente que transforma a receita. No nosso caso, a empresa teve a felicidade de encontrar profissionais com o mesmo DNA. Selecionamos minuciosamente os profissionais de liderança e estratégia – pessoas que foram colocadas em desafios extremos, ganhando credibilidade e responsabilidades gigantescas, respondidas com perfeição e sabedoria. 

Essa empresa foi formada como um quebra-cabeça em que os profissionais e os talentos se complementam, formam outros talentos e onde a equipe é desafiada a cada dia por projetos e clientes. Isso mantém o time alinhado nas soluções e conectado à nossa estratégia. A empresa foi criada de forma a ser automatizada, replicável e 100% baseada em soluções de nuvem, comunicando-se, interna e externamente, de forma on-line. Hoje, com 70 profissionais, estamos preparados e já temos os mesmos mecanismos e ferramentas que nos suportarão quando tivermos 5000 profissionais.

A melhor forma de manter e reter seus talentos é através dos desafios, do aprendizado de cada dia, da atualização tecnológica, com clima interno favorável. Não podemos esquecer, obviamente, das conquistas, dos projetos implementados, das comemorações e do reconhecimento. Estes componentes não tem sentido separados, mas formam um batalhão de aço quando associados.

Em apenas dois anos, crescemos mais de 700% em revenue e resultados. Entretanto, o mais importante é o crescimento da base de clientes, o perfil dos projetos, o respeito e a visibilidade adquiridas dentro das empresas brasileiras e das multinacionais.

Somos o tipo de empresa que quando entra em um projeto não mais se discute seu tamanho ou tempo de mercado. Embora tenhamos dois anos de vida, nossos profissionais têm, em sua maioria, pelo menos 15 anos de experiência. Eu, especialmente, 27 anos.

Construir uma trajetória empresarial de sucesso tem dois momentos e nos tivemos o prazer e a felicidade de participar deles. Um momento (1992) em que nos atiramos ao mercado com um conjunto de ideias e ideais, buscando conhecimento e atuação em um mercado disputado e muito fechado, com a garra e a gana dos jovens de 20 e poucos anos, mas tendo os princípios de ética, profissionalismo e respeito acima de qualquer outra característica.  Nesse primeiro momento, buscamos e adaptamos tecnologias de ponta, criamos diferenciais e, competindo no topo da pirâmide do mercado com alguns gigantes, mostramos a que viemos e conquistamos o respeito do mercado.

Em 2011, em um segundo momento, desenvolvemos uma estratégia e um modelo de negócios inovador, sem competidores no mercado brasileiro e resolvemos atuar no óbvio espaço deixado para empresas de serviços com capacidade de alavancar as soluções de cloud que brotam dia a dia, transformando ambientes legados.  Para levar uma mensagem arrojada, porém verdadeira e madura ao mercado, teríamos de encontrar algumas portas e ouvidos abertos, dispostos a ouvir nossas boas novas.

É nesse segundo momento que se descobre o que de fato construímos em 27 anos de carreira, nas noites e noites de trabalho e estudos. A cada projeto de sucesso, uma pedra se posiciona na construção de um muro de fiéis clientes, amigos, fornecedores e que agora são os novos clientes-patrocinadores desta empreitada.  Esta talvez seja a descoberta mais deliciosa da vida profissional, da carreira e deve ser preservada e tratada com carinho profundo e humildade constante.

Construir uma startup que muda de patamar no aniversario de dois anos requer estratégia e inovação. Requer, seguramente, o talento de seus profissionais, a sinergia e o conhecimento claro da estratégia e das metas e acima de tudo a paixão de seu time. Esses são fatores que, por mais simples que pareçam, formam o diferencial que faz a empresa acontecer. Estamos nesta empresa e partimos para o terceiro ano, na busca de mais mercado, mais clientes satisfeitos e muitos talentos a serem replicados como tudo que aqui fazemos.

Paulo Henrique Pichini é CEO & President da Go2neXt Cloud Computing Builder & Integrator, é um StartUper pela segunda vez  

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.