Rede de shoppings Ancar Ivanhoe implanta solução omnichannel

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Os consumidores que fizeram suas compras de Natal no Shopping Nova América, no Botafogo Praia Shopping (RJ) e no Conjunto Nacional Brasília (DF) foram impactados com cupons online de promoções e descontos personalizados de acordo com seu perfil de consumo. A solução, desenvolvida pela CI&T para a Ancar Ivanhoe, permitiu que os usuários fossem identificados assim que se conectavam na rede Wi-Fi dos shoppings e, de acordo com seu perfil de comportamento e geolocalização, recebessem por SMS promoções geradas a partir da análise desses dados. A ação alcançou uma taxa de resgate dos cupons de 40% e registrou tíquete médio de compras de R$ 200.

Desenvolvida como iniciativa do Ancar Labs, frente de inovação da rede, em parceria com a CI&T, a solução foi construída na plataforma Google Cloud Platform, com uso de Analytics e Big Data, e faz parte da estratégia de Mobile Marketing do grupo Ancar Ivanhoe. Um piloto da ação foi realizado com sucesso nas vendas de Black Friday e Natal. Durante uma semana, unidades da rede de shoppings fizeram campanhas de cupons de desconto para cerca de 3 mil potenciais consumidores. A média das taxas de cliques alcançou 30% e a receptividade e feedbacks com a campanha foram excelentes. Numa rede de lojas de sapatos a promoção precisou ser encerrada em apenas duas horas, uma vez que atingiu 100% de conversão de seus vouchers muito antes do prazo esperado. Em uma rede de cinemas, os vouchers destinados à oferta da Black Friday se esgotaram em 36 horas.

A interface para criação das mensagens e da análise do perfil do usuário é muito simples e ágil, permitindo às áreas de marketing dos shoppings rapidez para criar e gerir campanhas. O sistema parte de uma leitura das interações do consumidor com o Wi-Fi e faz um cruzamento, em tempo real, dos dados de cadastro do cliente, como idade, gênero e interesses de compra. Imediatamente, a equipe do Ancar Labs pode impactar o cliente com a promoção ou conteúdo mais adequado a seus interesses e demandas. Além disso, o sistema conta com planejamento de métricas para avaliar os resultados e permitir melhorias constantes. "Se identificamos que o cliente comprou um eletrodoméstico, podemos oferecer um conteúdo relacionado. Se ele saiu do cinema, ele pode receber a promoção de um restaurante para jantar em seguida", explica Fernando Wanderley, CIO da Ancar Ivanhoe.
"Sempre tivemos uma ideia do perfil de consumo. Agora, por meio do uso de analytics, podemos usar esses dados de forma eficaz, oferecendo serviços relevantes aos consumidores, além de um serviço estratégico aos lojistas do nosso grupo", completa.

A Ancar Ivanhoe possui em seu portfólio 21 shoppings em todo o país e cerca de 1,5 milhão de clientes cadastrados no seu sistema de Wi-Fi. O cadastro é único e realizado apenas no primeiro acesso, facilitando e estimulando o uso da internet a cada visita realizada aos shoppings.

Somos capazes de influenciar o comportamento do consumidor nas lojas físicas por meio da forma como ele se comporta no mundo digital. Isso é um salto muito grande para o varejo. Hoje sabemos que o consumidor vai até a loja física, vê o produto, testa, mas faz a pesquisa de preço e concluí a compra no ambiente online. Muitos lojistas estão perdendo vendas com isso, impacto da transformação digital. Esse é o momento de inovar! É hora de usar os dados a favor do incremento das vendas e tornar real o conceito de omnichannel, unindo o online e o offline", explica o vice-presidente de inovação da CI&T, Leonardo Mattiazzi.

Sobre a Ancar Ivanhoe

Sua história teve início na década de 70, quando ingressou na indústria como uma das responsáveis pelo desenvolvimento do segundo shopping do Brasil: o Conjunto Nacional Brasília. Em 2006, associou-se à canadense Ivanhoé Cambridge e continuou sua trajetória em constante expansão. Atualmente, a Ancar Ivanhoe está presente nas cinco regiões do Brasil e conta com 21 empreendimentos em seu portfólio, entre shoppings em operação e em desenvolvimento.

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