A era do Phigital chegou, diz executivo

0

Em evento realizado na sede do Sistema DEZ de Comunicação, o publicitário e presidente da empresa, Mauro Dorfman, reafirmou a importância da união da loja física com o online (Phigital) para o varejo, seguindo a tendência de ser multicanal, Omnichannel, "pois a soma dos dois quebra barreiras."

"Precisamos esquecer as divisões – in-store, e-commerce, m-commerce ou social commerce – e pensar como um todo: commerce. Quando inserimos no DNA das empresas essa estratégia, conseguimos resultados surpreendentes, que refletem diretamente no fortalecimento da marca", ressalta o presidente.

Entre os cases que adotam essa estratégia destacados pelo executivo está a rede Whole Foods, fundada no início dos anos 80, que investe em produtos naturais, orgânicos e artesanais, e oferece ao consumidor uma experiência completa, desde os produtos de extrema qualidade, facilidade de compra e informações para o consumidor levar uma vida saudável.

A reafirmação da loja física incentiva ideias diferenciadas, como da Eataly, que funciona como um ponto de encontro entre consumidores, que tem no mesmo ambiente um mercado, um restaurante e uma escola de culinária, convidando-os para uma experiência completa. O case Blinder & de Clercq também se diferencia dos demais, com uma ideia simples e pioneira, de reunir no espaço físico os ingredientes e a receita para um jantar, com ilhas temáticas de ideias para a refeição, e o cliente ainda tem a facilidade de pedir online e passar na loja para retirar.

Outros cases importantes são dos lojistas que começaram com negócios online e, para oferecer uma experiência completa ao consumidores, investiram posteriormente no físico. É o caso da Bonobos – loja online de moda masculina, que abriu uma diferenciada loja física, onde une o melhor dos dois lados, a entrega e variedade do ecommerce e a possibilidade de experimentar e tocar do físico.

foto: SaveImage"Oferecer a experiência plena ao consumidor, a união do físico com o online, é um reflexo da atual necessidade do mercado, de promover a interação completa, tecnologia, inovação e bom atendimento. O digital está totalmente incorporado ao mundo físico", comenta Dorfman.

A loja da estilista australiana, Rebeca Minkoff, especializada em moda feminina, é um exemplo de um negócio Phigital, pois investiu fortemente em tecnologia para otimizar a compra do consumidor e atende-lo de forma diferenciada. Foram desenvolvidos para a loja uma vitrine e provador digital, que oferecem diversas opções para o consumidor e fazem um atendimento completo, desde selecionar as peças que serão experimentadas a finalização da compra.

A tecnologia permite a loja falar com o comprador, como é o caso da loja Rebeca Minkoff, ou da Underarmour, que disponibiliza telas que permitem a interação com o comprador. A também a comunicação analógica, por meio de recursos que não são tecnológicos, como cartazes explicativos.

Entre as principais mudanças apresentadas no Retail Big Show de 2015 está o comportamento do consumidor, que transita entre vários canais de venda, pesquisa e compara, antes de efetuar uma compra, seja no online ou no físico. "O consumidor de hoje quer olhar no site e comprar na loja, escolher na loja e receber em casa, quer ter a possibilidade de escolher. E para isso, ele precisa confiar na marca, saber que ela terá a mesma responsabilidade em qualquer que seja o meio. Por isso a importância de uma empresa ser multicanal, sem perder a sua verdade, entrelaçamento todos os campos".

A valorização da marca é o principal ativo de qualquer negócio de sucesso. "Todas estas tendências, apresentadas no Retail Big Show, só proporcionam um resultado ótimo quando são colocadas a serviço de uma verdade que sai de dentro para fora. Nós, empreendedores e profissionais de marketing, não podemos esquecer: entender o DNA da marca e cuidar para que todas as expressões do negócio sejam coerentes com suas crenças, valores e promessas é a melhor forma de se diferenciar e de engajar o público de forma sustentável", finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.