Associação Brasileira de O2O nasce com 22 associados

0

Foi fundada esta semana a Associação Brasileira de O2O (Online to Offline), a ABO2O. A entidade nasce com 22 membros, entre empresas e fundos de investimento, muitos deles com atuação predominantemente em mobilidade: 99Taxis, Apontador, Baidu, ChefsClub, Confrapar, Easy Taxi, Emprego Ligado, emotion.me, Get Ninjas, Grubster, Guia de Motéis, Help Saúde, Iguanafix, Loggi, Kekanto, Mercode, Moip, Monashees, Peixe Urbano, Rapiddo, Restorando, Trinks, Vaniday e W7 Venture Capital. O diretor-geral da Baidu no Brasil, Yan Di, e o CEO do Kekanto, Fernando Okumura, foram escolhidos como presidente e vice-presidente da ABO2O, respectivamente.

O objetivo da entidade é fomentar o crescimento do mercado de O2O, que consiste na venda digital de produtos e serviços físicos. Um estudo encomendado pela associação indica que se trata de um setor com potencial para faturar R$ 1 trilhão por ano no Brasil, sendo liderado por serviços domésticos e de consertos residenciais, entrega de compras de supermercado e delivery de comida. Complementam esse mercado: venda de passagens aéreas, hospedagem, produtos de beleza, ingressos de eventos, entregas de motoboys, reserva de mesas, chamada de táxi, dentre outros. A tendência é que haja uma diversificação cada vez maior nos próximos anos.

Os associados da ABO2O acreditam que o Brasil seguirá o mesmo caminho da China, que verificou um boom de iniciativas O2O a partir de 2013, quando a penetração de smartphones superou 30% da população. Essa marca foi atingida este ano no Brasil. A penetração de smartphones no País deve continuar subindo e atingir 47,6% em 2018. Muitos dos serviços de O2O são oferecidos através de apps.

O estudo da ABO2O aponta outros fatores que podem estimular o crescimento de O2O no Brasil. Um deles é o fato de o País ser o líder mundial em quantidade de empregados domésticos e, no entanto, ainda ser difícil contratar um. Outro é haver alguns serviços com preços inflacionados, como o preço médio de quarto de hotel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.