TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Tecnologia digital vai marcar Jogos Olímpicos Rio 2016

Postado em: 29/06/2016, às 21:31 por Redação

O grupo América Móvil será responsável pela transmissão de 25 canais HD dedicada ao evento, de todas as emissoras detentoras dos direitos de transmissão no Brasil (canais de TV aberta e TV por Assinatura), para garantir a maior cobertura ao vivo da em relação às outras edições dos Jogos Olímpicos, com a previsão de atingir 5 milhões de espectadores, que poderão acessar a programação por smartphones e tablets, além da TV.

"Realizaremos a maior cobertura de todos os tempos, com uma grade de canais dedicada aos jogos. Todos os clientes, da NET e da Claro HDTV, poderão curtir este grandioso evento. Será uma cobertura histórica da TV por Assinatura, na primeira vez em que o Brasil sedia os Jogos", diz José Antônio Félix, presidente do Grupo América Móvil no Brasil, durante coletiva de imprensa realizada nesta quarta feira, 29, na ABTA 2016, que acontece no Transamérica Expo (SP) até dia 1º, sexta.

Para facilitar o acesso aos canais esportivos, eles serão reunidos numa região única do line up, dedicada aos clientes que querem acompanhar tudo que estiver acontecendo nos Jogos. Vai agregar os 16 canais SporTV, 3 canais ESPN, 2 canais Fox Sports e também o Band Sports.

A cobertura poderá ser assistida em todas as telas, em casa ou fora de casa. Pela internet, clientes dos canais SporTV poderão acessar os 16 canais HD e também outros 40 sinais ao vivo, possibilitando assistir todas as competições que ocorrem de forma simultânea.

Além da cobertura ao vivo dos Jogos Rio 2016, os clientes poderão ver milhares de horas de programação armazenadas e disponibilizadas por meio do NOW, serviço de vídeo sob demanda, disponível para clientes NET e Claro HDTV.

"Um evento com esta intensidade e quantidade de provas simultâneas também é acompanhado fora de casa. Por meio de computadores, tablets e smartphones, nossos clientes vão assistir online a todos os recordes e marcas de superação dos atletas. Estes serão os Jogos mais conectados da história, com o cliente no centro de todas as ações e participando online de tudo que estiver acontecendo", complementa Márcio Carvalho, diretor de marketing da América Móvil no Brasil para o mercado residencial.

NET e Claro HDTV, em parceria com o canal SporTV, farão a transmissão do evento de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 em Ultra HD (4K). Em caráter experimental, a transmissão será nacional e estará disponível para clientes com decodificadores e aparelhos de TV compatíveis com a tecnologia.

É a segunda vez que NET e Sportv realizam a transmissão de um evento esportivo ao vivo em 4K. A primeira foi durante a Copa do Mundo, em 2014.

"NET e Claro HDTV estão dando mais um importante passo para a evolução do mercado de TV por Assinatura no Brasil. Estamos realizando as primeiras transmissões ao vivo em 4K, via cabo ou via satélite, mostrando que estamos preparados para levar o que há de mais inovador a nossos clientes", afirma o diretor de Marketing. 

Infraestrutura

Para atender a demanda dos Jogos Rio 2016 será utilizada toda a infraestrutura instalada pelo Grupo no país, que contabiliza mais de 181 mil quilômetros de cabos ópticos, 17 mil quilômetros de cabos submarinos, 17 mil ERBs (Estações Rádio Base de Telefonia Móvel), 8 satélites em órbita e 5 data centers.

A base de telecomunicações do Rio 2016 será o backbone Embratel, uma rede com mais de 370 quilômetros de fibras ópticas, triplamente redundante, para garantir a alta disponibilidade na transmissão de dados dos Jogos. A rede terá velocidade de 40 Gigabits por segundo, conectando mais de 60 mil pontos de acesso à rede, distribuídos em mais de 100 venues (locais relacionados ao evento, de competição ou apoio).

A Embratel fornecerá, ainda, a rede de fibra óptica que captará os sinais de vídeo de todas as competições esportivas do Rio 2016, nos distintos locais onde se realizam, entregando-os ao centro de transmissão IBC – International Broadcast Centre – de onde sairão imagens para aproximadamente 5 bilhões de telespectadores de 200 países. Serão mais de 7 mil horas de transmissão geradas pela Olympic Broadcasting Services, para atender todas as emissoras detentoras de direitos ao redor do mundo.

Toda a gestão da rede e dos serviços será feita a partir do Technology Operational Center (TOC), projetado para funcionar 7 dias por semana e 24 horas por dia. Cerca de 3 mil profissionais da NET, Claro e Embratel estarão atuando durante o evento, 50% deles de forma dedicada.

O site oficial dos Jogos Rio 2016, o Portal dos Voluntários e o Site de Vendas de Ingressos estão hospedados nos Data Centers da Embratel. A estimativa é que cerca de 8 milhões de ingressos sejam comercializados por meio da plataforma online.

Para ampliar a cobertura de rede móvel da Claro, foram instaladas 97 novas estações de transmissão 3G e 4G, para suportar o aumento do uso de celulares no evento. Serão fornecidas também 20 mil linhas de telefonia móvel (voz e dados) para atender a família olímpica e a organização dos Jogos Rio 2016.

A NET disponibilizará ainda 12 mil pontos de TV por Assinatura, 10 mil linhas de telefonia fixa e 8 mil pontos de acesso WiFi espalhados pela cidade, Vila Olímpica e locais de competição.

Os serviços fornecidos pelo grupo atenderão todo o público envolvido no evento. Além dos torcedores, são cerca de 50 mil voluntários, mais de 10 mil atletas e comitivas de aproximadamente 200 países, além de 25 mil jornalistas.

As marcas também terão um Live Site de 300 m² instalado no Parque Olímpico, um espaço aberto para receber os mais de 40 mil visitantes esperados do mundo todo. Por meio de ações de relacionamento, o Live Site irá proporcionar a interação do público com produtos e atletas patrocinados pelo grupo.

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial