Ford usa tecnologia robótica em carros conectados

0

A Ford está usando o conhecimento de telemática da comunicação entre robôs espaciais e a Terra para avançar no desenvolvimento dos futuros carros conectados. Uma pesquisa feita em conjunto com a Universidade Politécnica Estatal de São Petersburgo, da Rússia, resultou no registro de diversas patentes de tecnologias para a conexão entre motoristas e fornecedores de serviços na nuvem, em locais onde a cobertura das redes sem fio é fraca.

Ford

A pesquisa envolveu a coleta e transmissão de dados de veículos em movimento usando vários meios de conexão à nuvem  – por celular, wi-fi e comunicação veículo-a-veículo. A equipe criou um gerenciador inteligente de conectividade que é capaz de selecionar a melhor opção de transmissão de dados com a nuvem e também um mapa de cobertura que mostra os pontos de acesso de dados fixos e móveis, a qualidade das conexões disponíveis e as condições de tráfego.

Testes com protótipos

Os testes incluíram a simulação da troca de informações em situações de emergência numa área com baixa conectividade. Num deles, por exemplo, um carro entra em um túnel com uma camada fina de gelo e precisa alertar os outros veículos da pista escorregadia. Como não há sinal de celular nem ponto de acesso wi-fi no local, o gerenciador inteligente usa a conexão veículo-a-veículo e de celular de outro carro que está saindo do túnel. Quando não há outros carros por perto, o sistema adia o envio da mensagem até que uma rede de celular esteja disponível.

O sistema é destinado principalmente a situações de emergência, mas também serve para outros fins, como logística e entregas. Com a conclusão do projeto no final do ano, seus resultados poderão ser aplicados em futuros modelos da Ford para comunicação veículo-a-veículo, envio de mensagens de emergência e atualizações de software.

"Criar uma rede robusta de comunicação sem fio é um desafio tanto para a indústria espacial como para a indústria automotiva", afirma Oleg Gusikhin, líder de Serviços de Conexão Avançados da Ford. "Os primeiros resultados dessa pesquisa são muito promissores para o desenvolvimento de tecnologias de comunicação mais confiáveis para os futuros veículos conectados."

Aplicações no espaço

Os pesquisadores da Universidade de São Petersburgo já realizaram com sucesso uma série de experimentos no espaço, usando os mesmos conceitos de conectividade multicanal do projeto conjunto com a Ford. Astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional usaram um joystick para controlar um robô na Terra, enfrentando condições de ruído e atraso no sinal e falhas no equipamento. Agora, a equipe quer avançar na tecnologia controlando remotamente um grupo de robôs para a montagem de equipamentos científicos e satélites.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.