Analisar dados para conhecer e interagir com clientes garante liderança no varejo, diz pesquisa

1

No Brasil, as líderes do varejo vendem mais e conquistam clientes porque utilizam tecnologias de análise de dados para conhecer e interagir com os mesmos. A constatação é de pesquisa "Compreendendo os principais varejistas – insights da pesquisa de comércio de varejo", realizada pela divisão de consultoria da IBM.

Para os pesquisadores da IBM, ficou evidente que quanto maior a interação do varejista com o cliente, maior o sucesso nas vendas. De acordo com o estudo, 40% dos clientes que visitam as lojas desses líderes de varejo estão propensos a gastar, enquanto este número cai para 29% nos demais varejistas.

"O foco intenso no consumidor e o grau em que as empresas colaboram por meio das fronteiras organizacionais e funcionais são as características que separam os líderes de outros varejistas", diz Alejandro Padrón, líder de consultoria para o setor de varejo da IBM Brasil.

De acordo com o executivo, as empresas já perceberam que as informações geradas pelos próprios clientes são altamente importantes para fortalecer o relacionamento com eles.

"A maioria dos varejistas captura dados de transações e dos pontos de venda. Nesse sentido, os programas de fidelidade são importantes fontes de informação sobre os padrões individuais de compra, preferências e estilo de vida dos consumidores", diz.

Segundo a pesquisa, 73% das empresas que usam ferramenta de análise de dados o fazem para analisar comportamentos de compra de seus consumidores, 69% para desenvolver estratégias de merchandising e 63% para definir promoções, preços, e plano de produtos, e para entender como os consumidores interagem por meio dos diferentes canais de venda.

A pesquisa da IBM revela ainda que, mesmo reconhecendo o cliente como peça fundamental para os negócios, dois terços dos entrevistados admitem que a sua função de merchandising ainda se concentra, principalmente, em produtos ou categorias, e não nos clientes.

Image courtesy of digitalart at FreeDigitalPhotos.net

1 COMENTÁRIO

  1. d3timo.Maravilha um evento deste para a e1rea.Principalmente pourqe nos faltimos anos muitas pessoas mudaram de ramo e investiram em outros negf3cios sem ao menos imaginar como seriam as relae7f5es interpessoais para tocar o mesmo. Apenas indo pela motivae7e3o ou vise3o de concorrentes que comee7aram a se darem melhor, tedpico incentivo da cultura brasileira.. Se dar Melhor .Pore9m o que falta relamente e9 administrae7e3o geral Tanto a tradicional conte1bil mas principalmente a pessoal.Acredito que ff3runs assim sf3 tendem a auxiliar e melhorar a vise3o de todos nf3s.Abrae7os e boas vendas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.