Aposte na tendência! Como tornar rentável a venda de Internet das Coisas?

1

A internet das coisas (IoT – Internet of Things, em inglês) é o futuro do negócio – não há dúvidas sobre isso. O termostato da Nest já regula automaticamente a temperatura da sua casa, os refrigeradores inteligentes da LG fazem listas de compras e planejamento das refeições, e o Model S da Tesla é equipado com mais software que mecânica.

Os appliances que usam a Internet das Coisas fazem parte de um novo estilo de vida, e os negócios, em várias indústrias, avançam para a próxima geração da conectividade. Com esse background, a questão é: o que é preciso para ter rentabilidade com a venda de internet das coisas?

No seu núcleo, a Internet das Coisas combina um dispositivo inteligente e um serviço de nuvem. O serviço pode também conter apps ou acessórios desenvolvidos em uma API comum e executados de acordo com as assinaturas. Companhias tentando expandir no mundo IoT devem considerar os seguintes elementos em sua estratégia para ter vendas rentáveis:

• Um Sistema de Comércio que venda bens digitais e físicos – Deve permitir que os clientes do e-commerce IoT comprem apenas os itens físicos, ou em pacotes, junto com o serviço que já usam, como é feito pelas empresas de telefonia móvel.

• Assinaturas e Pacotes – usuários podem adquirir assinaturas para os serviços oferecidos por seus dispositivos, e o pacote deve ser uma opção. A plataforma de comércio precisa oferecer vários modelos de assinatura e opções de preços baseados em pacotes de itens ou serviços, vendidos juntos.

• Direitos & Medição – quando os clientes compram um dispositivo de IoT, eles adquirem o direito de acessar o serviço oferecido, e o principal valor está nos benefícios intangíveis que eles recebem. O vendedor deve ser capaz de garantir esses direitos, e para utilizar realmente a oferta da tecnologia é preciso medir o uso do cliente e personalizar suas ofertas de serviços.

• Recomendações aos usuários – por meio de tecnologia push, recomendar serviços adicionais, acessórios, apps e outros, por causa do aumento no uso de dispositivos móveis. Baseado no uso do produto você pode personalizar as recomendações para refletir nos gostos pessoais, e entregar exatamente o que eles precisam.

• Marketplace para fornecedores terceiros – o marketplace para terceiros permite que desenvolvedores de fora criem apps que funcionam com o dispositivo IoT, isso permite a oferta de serviços para seus usuários.

Mais que nunca, uma solução integrada que combine produtos físicos com menos serviços tangíveis serão a chave para um comércio de sucesso. Como notado, as vendas nem sempre terminam na transação, mas abrem as portas para engajamento continuo com o cliente. As companhias que aprenderem a maximizar os serviços extras estarão à frente na revolução e melhoria das vantagens competitivas em IoT.

Michael Vax, gerente de produtos da hybris software.

1 COMENTÁRIO

  1. Excelente posicionamento, Michael. Para o mercado B2C, que pode aproveitar a conectividade das pessoas, basta a combinação das duas coisas: dispositivos inteligentes e aplicações na nuvem. Mas para o mercado B2B, é necessário prover uma terceira coisa: a conectividade, na maior parte dos casos através da rede celular. E esta terceira coisa precisa ser considerada desde o início do projeto ou business plan, por seu custo e recursos necessários para gerenciá-lo, além das características técnicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.