Publicidade
Início Serviços Case Colégio Bandeirantes adota o Office 365 para integração de atividades dos estudantes

Colégio Bandeirantes adota o Office 365 para integração de atividades dos estudantes

0
Publicidade

O Colégio Bandeirantes deu início a um projeto para o uso de tablets nas atividades desenvolvidas em sala de aula, que além de usar a tecnologia para apoiar os alunos durante o período escolar, pretende oferecer acesso de casa às tarefas que começaram nos dispositivos do colégio. Foi com esse objetivo que adotou o Office 365 e o OneDrive for Business para cerca de 2,8 mil alunos.

Os professores do Bandeirantes passaram por um treinamento em abril deste ano e agora estão trazendo o Office 365 e o OneDrive para o dia a dia dos alunos. Estudantes do 7º ano, por exemplo, já fizeram um trabalho de história utilizando a versão na nuvem do PowerPoint. A ferramenta online permitiu que compartilhassem a tarefa com o professor e também entre si, para que pudessem trabalhar de maneira colaborativa. Os alunos também já usaram outras ferramentas do Office nos iPads que a escola dispõe.

A partir da adoção do Office 365, o colégio também deu início a um projeto de migração de todos os arquivos da rede interna do colégio para o Sharepoint, plataforma para arquivamento de documentos na nuvem da Microsoft. A expectativa é desativar os servidores internos, antes dedicados ao armazenamento desses arquivos, no último bimestre de 2014. Professores e outros funcionários passarão a salvar documentos diretamente no Sharepoint, que é integrado ao Office 365.

Além de liberar a infraestrutura interna para outras finalidades, o uso do Sharepoint permitirá, por exemplo, a criação de um calendário online para cada turma. Esse arquivo poderá ser visualizado por todos os professores em tempo real, ajudando-os a ter uma visão global das tarefas programadas para os alunos e evitando a sobrecarga de deveres de mais de uma disciplina no mesmo dia. Esse calendário online estará integrado ao e-mail de cada aluno, que receberá as tradicionais notificações cada vez que um professor incluir uma tarefa ou compromisso.

“A tecnologia é um pilar fundamental para promovermos o trabalho em colaboração entre os alunos, além de ajudá-los a se organizar melhor e se preparar para a realidade que encontrarão no mercado de trabalho”, afirma Mario Abbondati, responsável por tecnologia educacional aplicada em sala de aula no Colégio Bandeirantes.

A instituição também é usuária do Azure, plataforma de nuvem pública da Microsoft, e vem intensificando a adoção desde a da infraestrutura local do Microsoft Azure no Brasil. “Percebemos uma melhora significativa de desempenho, o que nos motivou a migrar praticamente todas as nossas aplicações para a infraestrutura no Brasil”, disse Alexandre Cury, gerente de tecnologia da informação do colégio.

O Colégio Bandeirantes hospeda todos os sites, blogs, backups, banco de dados e sistemas ERP (Educacional, Financeiro e RH) no Azure.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile