Publicidade
Início Notícias Gestão Banco Toyota automatiza emissão de contratos com B2B

Banco Toyota automatiza emissão de contratos com B2B

0
Publicidade

A EverSystems foi a escolhida para desenvolver todo o site B2B e B2C do Banco Toyota, braço financeiro da Toyota Motor Corp., o que possibilitou que as propostas de vendas que antes demoravam cerca de uma hora e meia para serem aprovadas passassem a ser feitas em apenas 15 minutos. Quando foi lançado, apenas 20% das transações eram realizadas pelo site. Hoje, mais de 60% delas são feitas pela internet. O objetivo do banco é fazer com que toda a força de vendas utilize integralmente esse canal.

O site foi desenvolvido para facilitar o processo de vendas da Toyota. Para isso, também era preciso estreitar o relacionamento com as 120 concessionárias e cerca de 1,5 mil vendedores. A empresa optou por dividir o site em duas áreas: a pública, com conteúdo institucional (apresentação do banco, histórico e produtos); e a privada, desenvolvida exclusivamente para o relacionamento do banco com seus parceiros de negócios (distribuidoras).

Segundo Marcelo Guimarães, gerente de produtos e marketing do Banco Toyota, as distribuidoras da marca, por serem o canal de venda dos serviços financeiros (financiamento, leasing e seguro Toyota) para os consumidores finais, precisavam de recursos para otimizar o atendimento. Essa foi uma das grandes preocupações do banco.

Nessa área restrita, as concessionárias agora podem controlar o financiamento de seus estoques de veículos, consultar taxas, acessar relatórios, submeter uma proposta para a aprovação de crédito e acompanhar a proposta desde a analise até a liberação do pagamento. Os vendedores, por sua vez, também têm acesso às tabelas de taxas, relatórios, propostas e conseguem simular um financiamento em segundos, além de obter informações personalizadas como histórico de vendas e comissões. Tudo isso de forma simples e segura ? o acesso à área restrita é feito por meio de senhas.

Segundo Guimarães, é preciso um trabalho constante de mudança na cultura do vendedor. "É um problema mundial: as pessoas precisam aprender a usar o computador", afirma. Para o gerente, os vendedores estavam acostumados com o encaminhamento da proposta via fax para o banco, que devolvia a resposta em um processo que levava mais de uma hora e meia para ser concluído. A utilização da tecnologia, valoriza a escolha dos clientes e das distribuidoras da marca.

O intenso treinamento realizado com os dealers para navegação na web criou um novo hábito dentro da área de vendas. "Durante esse trabalho, os multiplicadores puderam identificar as necessidades e os anseios dos usuários, o que nos permitiu fazer melhorias na ferramenta", afirma Hélio Matsumoto, diretor de TI da EverSystems.

A empresa foi escolhida depois de um longo processo de seleção, para o desenvolvimento da ferramenta. A tecnologia utilizada pela empresa foi a mesma usada em bancos de varejo, com as devidas adaptações. De acordo com Guimarães, a solução da EverSystems foi escolhida porque se adaptou às necessidades do banco e atende aos rígidos padrões de segurança Toyota Financial Services (TFS). A arquitetura utilizada permite separar a camada de negócios da área de apresentação e isso faz com que o site se mantenha estável apesar da dinâmica do mercado de financiamento que exige uma atualização constante.

Agora que o relacionamento com a área de vendas está consolidado, o site ainda deve passar por mudanças, tornando-se ainda mais ágil. Em uma segunda etapa, serão desenvolvidas novas funcionalidades para que os clientes do Banco Toyota possam interagir com o banco.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile