Publicidade
Início Blogueria Segurança financeira e fraude: Por que se preocupar?

Segurança financeira e fraude: Por que se preocupar?

0
Publicidade

As ameaças à segurança das empresas têm crescido exponencialmente em tamanho, alcance e complexidade. O setor financeiro, em particular, tem sido um dos principais alvos de violações e delitos cibernéticos nos últimos anos. A pesquisa Unisys Security Index de 2014 identificou que 81% dos brasileiros estão seriamente preocupados com possíveis roubos de identidade e com o uso criminoso de informações pessoais de seus cartões de crédito ou de débito.

Do roubo de dados e fraudes de cartões bancários aos ataques informando “seu serviço foi negado”, a segurança de hoje está se mostrando ineficaz contra as investidas avançadas e persistentes. O que as entidades do setor financeiro podem fazer diante das ameaças emergentes? Como elas podem se concentrar mais no cliente? Como podem assegurar as operações móveis e proteger a informação e identidade do cliente?

Além do aumento das exigências de segurança, as organizações financeiras estão sob grande pressão para aumentar a receita, gerenciar as despesas, estar à frente da concorrência e manter-se em conformidade com as regulamentações em constante mudança.

Também é preciso levar em consideração a exigência por serviços de depósito remoto e uso de dispositivos móveis para diferentes tipos de operações que os bancos precisam atender para se manterem competitivos. Isso aumenta a demanda para fortalecer os sistemas que estão sendo projetados para realizar transações bancárias seguras e mais simples.

Um olhar além da segurança tradicional

As instituições financeiras têm que aumentar a aposta na segurança das transações bancárias, de forma a proteger informações confidenciais, independentemente dos dispositivos utilizados e da localização do cliente.

*Além da autenticação biométrica incorporada nos dispositivos móveis, os bancos podem dar um passo adiante ao utilizar técnicas de ocultação e criptografia de dados avançada que tornam os dispositivos, servidores e usuários finais indetectáveis na rede.

*O isolamento dos dados garante que informações críticas dos clientes fiquem disponíveis apenas para comunidades pré-definidas que possuam autenticação correspondente.

*As instituições financeiras e os bancos podem aproveitar as tecnologias de big data que analisam grandes volumes de informação para prever, identificar e prevenir fraudes.

*As fraudes de identidade podem ser atenuadas por meio da utilização de ferramentas que monitoram tentativas de acesso ao sistema em tempo real e adicionam camadas adicionais de autenticação.

Estar sempre um passo à frente

As instituições financeiras geralmente contam com um bom grau de segurança, mas com fraudadores e criminosos virtuais realizando ataques cada vez mais sofisticados, é imperativo que os bancos e prestadores de serviços financeiros sejam mais inteligentes do que seus adversários. É compreensível que nem sempre seja viável prever a atividade fraudulenta. No entanto, é possível fortalecer, de forma proativa, os sistemas de segurança contra violações de dados e ataques de malware por meio de tecnologias inovadoras e disruptivas.

*Helcio Beninatto é presidente da Unisys para América Latina e vice-presidente de Enterprise Services para a região.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile