Publicidade
Início Blogueria A crise e a potencial aceleração da Inteligência Artificial na área da...

A crise e a potencial aceleração da Inteligência Artificial na área da saúde

0
Publicidade

Entre outras características da atual crise, registra-se o protagonismo do ambiente digital em diversos setores, incluindo a área médica. Transformações que vem se arrastando já por alguns anos, foram implementadas e bem sucedidas em tempo recorde, quebrando paradigmas e comprovando que a tecnologia é uma aliada da medicina e que invariavelmente veio para ficar. Aproveitando as mentes e ouvidos abertos, gostaria de discorrer um pouco sobre a realidade médica e aplicação da inteligência artificial.   

Imagine a rotina de um médico oncologista: diariamente, ele analisa dezenas, senão centenas de exames suspeitos de neoplasia maligna e precisa identificá-los e ordená-los levando em consideração a gravidade dos casos. Só que a rotina deste profissional não se resume a isso: ele também precisa visitar seus pacientes, clinicar, operar, conversar e orientar os recém-chegados. Neste contexto, fica clara a excessiva carga de trabalho a que o médico fica exposto, o que nos leva a uma segunda conclusão: ele precisa de ajuda para realizar o seu trabalho com excelência, afinal, estamos falando de vidas e erros não são uma opção. 

É exatamente aqui que entra a tecnologia, mais especificamente a inteligência artificial. A IA é utilizada em diversos segmentos do setor da saúde, mas a sua utilização mais massiva e consistente se concentra no diagnóstico por imagem. Atualmente, esse processo de diagnóstico é realizado de forma manual: o próprio médico analisa caso a caso e os organiza por ordem de gravidade. Vale ressaltar ainda que, uma vez que o médico identifique algum caso potencialmente maligno, ele naturalmente vai exigir novos exames comprobatórios, o que encarece o custo do processo de diagnóstico e submete o paciente a uma zona de estresse. 

É exatamente aqui que entra a Inteligência Artificial. Atualmente, é possível que algoritmos analisem essas imagem com altíssimo grau de confiabilidade e organize para o médico quais os exames que merecem atenção especial, separando os que contém um risco maior, daqueles cuja neoplasia maligna é baixa ou nula. Os benefícios dessa aplicação da tecnologia de inteligência artificial nos exames de imagens abrangem todos os agentes envolvidos.

Os médicos ganham um parceiro eficiente e podem dedicar sua atenção e expertise aos pacientes e procedimentos que de fato merecem sua atenção. Os pacientes graves, por sua vez, ganham agilidade no tratamento e acompanhamento médico personalizado e assertivo. Os pacientes menos graves também se beneficiam, já que são poupados de um elevado grau de estresse que poderia inclusive colaborar para o desenvolvimento de outros problemas. 

Por fim, e não menos importante, a inteligência artificial desafoga o sistema como um todo. Na prática, isso significa que os custos são reduzidos, uma vez que há uma redução no volume de exames solicitados, mas especialmente há o direcionamentos dos equipamentos, profissionais e agenda para aqueles pacientes que realmente precisam de atendimento rápido. Não é exagero dizer que a Inteligência Artificial aplicada aos exames de imagens salva vidas.

O momento que vivemos exige reflexão. Trata-se de uma crise nunca vista e que certamente vai deixar marcas na sociedade no período de retomada. A boa notícia é que nem todas as consequências devem ser negativas. Temos uma série de exemplos de tecnologia aplicada no combate à COVID-19, com merecido destaque para a Telemedicina. Nós vamos vencer essa batalha, mas ainda há muitas outras patologias a serem vencidas. Que a aplicação da tecnologia e da inteligência artificial seja um legado alegre e positivo de tempos tão difíceis. 

Isabela Abreu,  CEO e fundadora da RedFox. É pós-graduada em Economia Internacional pela University of Paris I: Panthéon-Sorbonne e alumni do Stanford Bio Design em parceria com o Einstein.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile