Publicidade
Início Notícias Negócios Florianópolis amplia rede de IOT com entrada da CERTI

Florianópolis amplia rede de IOT com entrada da CERTI

0
Publicidade

A CERTI agora faz parte da rede The Things Network (TTN), operadora mundial pública de LoRa, uma tecnologia de comunicação de rede sem fio, longa distância e baixo consumo de energia elétrica. A rede passará a contar com 5 pontos espalhados pela cidade (chamados de gateways): CERTI, Morro da Cruz, ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), IFSC Mauro Ramos (Instituto Federal de Santa Catarina) e CIASC (Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina). Inicialmente, estavam previstos 3 pontos na Ilha, sendo eles no centro, bacia do Itacorubi e Saco Grande.

A TTN de Florianópolis foi fundada em 2016 com caráter de comunidade e desde então vem discutindo IoT na região, um dos conceitos mais promissores no setor da tecnologia. A rede está se estruturando com mais força neste ano, seguindo uma tendência global. De acordo com o levantamento da TTN, entre maio de 2018 e março de 2019, o número de desenvolvedores aumentou de 38 mil para mais de 64 mil, enquanto a quantidade de gateways ao redor do mundo cresceu cerca de 80%, saltando de 3,7 mil para mais de 6,7 mil.

Florianópolis foi escolhida para integrar a rede devido ao interesse local em IoT e à grande concentração de empresas de tecnologia no local. De acordo com o ranking Connected Smart Cities 2018, a cidade ocupa o 2º lugar nacional em tecnologia e inovação, 4º lugar em empreendedorismo e também o 4º lugar em economia relacionada a novas tecnologias e startups.

“Consideramos a entrada da CERTI na TTN Florianópolis um estímulo essencial para alavancar o desenvolvimento da região no âmbito de Internet das Coisas. Além de disponibilizarmos uma rede de aberta, segura e de larga escala, pretendemos capacitar a comunidade oferecendo treinamentos no uso da tecnologia LoRa. Na visão da CERTI, esse é também um passo natural para a consolidação da nossa competência em Internet das Coisas”, diz o coordenador de sistemas embarcados da CERTI, Gustavo Henrique Nihei.

Além de ingressar na TTN, a CERTI também faz parte do Core Team da rede, que trabalha para estimular  a comunidade, aumentar a área de cobertura e promover melhorias contínuas. Atualmente, o Core Team da TTN Florianópolis já conta com membros de empresas como CIASC e Khomp, startups como Aquarela e Byond, além de representantes universitários como professores da UFSC e do IFSC e o grupo PET-MA.

A The Things Network é formada por comunidades de 141 países e oferece cobertura tecnológica para milhões de pessoas. Através do protocolo de comunicação LoRaWAN, a rede TTN opera em frequência não licenciada e é gratuita, sendo considerada ideal para fomentar pesquisas e protótipos em IoT. Ela representa um polo de inovação que depois servirá como ponte entre outras redes comerciais para aplicação em escala.

A tecnologia da rede permite conectar aplicações em nuvem através de dispositivos IoT com longo alcance, baixo consumo de bateria e custo mínimo, proporcionando a abertura de vários negócios em mercados-chave como cidades inteligentes, indústria, ambiente, energia, saúde, agricultura e logística.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile