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Oi recebe até janeiro inscrições de startups para incubação no Oito

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A Oi abriu as inscrições para startups interessadas em participar do programa de incubação do Oito, o espaço de inovação e empreendedorismo da companhia, localizado no Rio de Janeiro. As propostas devem atender a desafios apresentados pela companhia e serão recebidas pelo site do Oito (www.oito.net.br) até o dia 16 de janeiro.

O resultado será divulgado em fevereiro, após a realização de apresentações presenciais (pitch), e o programa terá início em março, com duração de 9 meses. Startups de todo o Brasil e do exterior podem participar do programa.

O número de selecionadas será definido de acordo com a adequação das propostas enviadas aos desafios definidos no edital, elaborados com a contribuição de diferentes áreas da companhia. A seleção das startups será conduzida pela Oi com apoio da Associação Brasileira de Startups.

O Oito busca contribuir para o desenvolvimento de produtos e serviços de base tecnológica com capacidade de aumentar a eficiência operacional da Oi ou de gerar novas oportunidades de negócios para a companhia ou seus parceiros.

Para isso, as startups selecionadas terão acesso a mentorias, apoio nas áreas gerencial, jurídica, financeira e de comunicação, e acesso facilitado a produtos e serviços de empresas parceiras, como Oracle, IBM e Amazon Web Services. As incubadas também terão à disposição até três posições de trabalho no espaço de coworking do Oito e poderão receber aporte financeiro para investimento no desenvolvimento do projeto proposto, em condições e valores a serem acordados entre as partes, incluindo ou não a possibilidade de participação do Oito no seu capital social.

Os desafios que deverão ser atendidos pelas propostas das startups foram divididos em três temas (operacionais, financeiros e negócios) e cada um tem objetivos específicos, relacionados a áreas estratégicas da Oi e com potencial de aplicação em diversos segmentos de atuação de clientes atuais e potenciais da companhia.

– Desafios Operacionais

Experiência do Cliente no Atendimento (UX): solução baseada em Inteligência Artificial (AI) e Machine Learning para aumentar eficiência do serviço e a satisfação dos clientes.

Gestão de Home Devices: solução de gerenciamento inteligente de equipamentos de Casa Conectada com objetivo de garantir a qualidade da experiência com os serviços da companhia através da identificação das reais necessidades de cada cliente.

Ensino à Distância Gamificado: ferramenta que forneça treinamento e gestão de desempenho e comportamento dos técnicos de campo e das forças de vendas utilizando recursos como Games, Inteligência Artificial, Realidade Virtual e Análise Estatística.

Plataforma de Relacionamento: plataforma com mecânicas de gamificação que possibilite um melhor relacionamento dos clientes com a operadora e permita gerenciar o controle de pontos e a concessão de benefícios.

People Analytics: aplicações baseadas em Inteligência Artificial (AI), voltadas a soluções de Recursos Humanos que possibilitem a captação e tratamento de dados e análises descritiva, diagnóstica, preditiva e prescritiva com foco em gestão eficiente da base de colaboradores da companhia.

– Desafios de Negócios

Video Analytics: solução de reconhecimento de imagens e reconhecimento facial com recursos de machine learning para múltiplas aplicações em áreas como segurança e identificação e manutenção de ativos da empresa.

Multicloud Management: plataforma que agregue e gerencie diversas clouds públicas e com capacidade de integração com clouds privadas, automatizando processos atualmente desempenhados de forma manual.

Marketing Digital + Gestão de Campanhas: ferramenta que auxilie pequenas e médias empresas nas áreas de marketing digital e gestão de campanhas.

Market Place: plataforma de criação e gerenciamento de múltiplos marketplaces voltada a produtos e serviços de fácil implementação e customização a ser oferecida a clientes PME para criação de suas próprias operações digitais.

Internet das Coisas de baixo custo (IoT Low Cost) + Software como Serviço (SaaS): devices/hardwares de baixo custo e que possuam flexibilidade para serem aplicadas a diversos segmentos, além de aplicações as a Service (SaaS) para gestão, controle ou automação nas verticais Agro, Indústria 4.0 e Smartcities.

Experiência de Cliente (UX) em Loja utilizando Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR): solução (app/web) que utilize tecnologias de Realidade Aumentada e/ou Realidade Virtual melhorando a experiência do cliente na loja ou no site, visando auxiliar o processo de venda.

– Desafios Financeiros

Cobrança Alternativa: viabilizar a entrega de faturas em áreas de difícil acesso.

Alternativas de Arrecadação: viabilizar novas possibilidades de pagamento de contas Oi além das modalidades já existentes (bancos, Internet banking, lotéricas, etc.).

– Open Telecom

Soluções que possam atacar problemas e/ou explorar oportunidades de negócio que tenham relação com o setor de telecomunicações e não tenham sido contempladas nos Desafios Oito.

Critérios de seleção

O Comitê Interno de Seleção das startups será composto por executivos da Oi. Além da aderência aos desafios, os critérios de seleção serão a maturidade do projeto e da empresa, a viabilidade técnica e econômica do empreendimento, a consistência entre o modelo de negócio e a estratégia de entrada no mercado, a base tecnológica e grau de inovação e competitividade da solução, potencial de sinergia da startup com as demais incubadas, e a qualificação dos proponentes e da equipe.

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