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everis apoia projeto da nova plataforma de fidelidade Stix

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A plataforma de pontos e recompensa Stix, joint-venture do GPA e a RaiaDrogasil, o primeiro ecossistema de programas de fidelidade do País, escolheu a everis, consultoria do Grupo NTT Data, como parceira estratégica em todas as etapas de seu projeto de criação, desenvolvimento e lançamento ao mercado.

As áreas de Digital Strategy e Digital Technology da everis auxiliaram na definição dos requisitos de negócios e ajudou na definição das escolhas tecnológicas, coordenação de fornecedores e na gestão integrada do projeto, até a efetiva apresentação ao mercado.

Raphael Saueia Bueno (foto), sócio responsável pela área de Digital Strategy da everis Brasil, diz que a consultoria participou da criação do conceito, modelo de negócios, arquitetura de gameficação, escolha da plataforma Oracle e desenvolvimento dos aplicativos para iOS e Android.

“Nós lidamos com o desafio de escolher e validar as tecnologias e arquitetura para gerar uma infraestrutura e um aplicativo singular e sofisticado. Trabalhamos, desde o primeiro momento, com metodologia ágil e com camadas de integração da Stix com os sistemas de fidelizações e canais já existentes no ecossistema em cloud para assegurar escalabilidade, confiabilidade e segurança”, diz Bueno.

A Stix foi desenvolvida com base em metodologia ágil, tendo toda a sua camada de integração em 100% na nuvem, o que lhe garantiu escalabilidade para gerir já nos primeiros meses altos volumes de transações diárias e milhões de usuários.

De acordo com Bueno, para tornar o projeto ainda mais ágil, as equipes de desenvolvimento trabalharam dentro do conceito de DevOps integradas aos times operacionais, e todas as funcionalidades stix já foram desenvolvidas com APIs com os canais. “O fato de 100% dos desenvolvimentos serem automáticos facilitou também a realização de diversos testes. Isto nos permitiu fazer o teste beta, dentro do prazo previsto (dezembro de 2019) e o lançamento efetivo, com todo o catálogo de produtos e inclusão do programa de fidelidade GPA, ocorreu em janeiro do ano passado”, diz. Os programas de fidelização do Itaú e da RaiaDrograsil foram integrados, respectivamente, em julho e outubro de 2020.

Parceria

A Stix reúne os programas de fidelidade das marcas-parceiras (Pão de Açúcar, Droga Raia, Extra e Drogasil), possibilitando que seus clientes juntem pontos em uma única carteira. O Itaú é parceiro financeiro estratégico e seus clientes também podem transferir seus pontos iupp para a stix. “Os varejistas participantes dispõem de uma ferramenta mais prática e acessível de fidelização dos consumidores, com total liberdade de atuação. “Mas chegar em um projeto tão inovador e diferenciado exigiu análise do mercado e de tecnologias disruptivas, coordenação de fornecedores diversos, muita criatividade e produtividade”, diz Alexandre Rodrigues, diretor Comercial & Marketing da Stix.

Ele conta que, em maio de 2019, recebeu a missão de criar um programa de pontos e recompensas do zero, que contemplasse não somente o GPA e a RD, mas varejistas-parceiros de segmentos diversos, em um prazo recorde de sete meses. “Para iniciar o processo e garantir eficiência e agilidade, nós abrimos uma concorrência no mercado para escolher um parceiro estratégico e escolhemos a everis devido ao fato de conhecer nossos negócios, ter expertise tecnológica e credenciais em projetos de lançamento de modelos de negócios 100% digitais”, diz.

A criação da Stix exigia desde a criação da arquitetura de TI, definição de infraestrutura, viabilização de produtos digitais até o desenvolvimento e entrega de um aplicativo interativo, fácil de navegar e leve aos consumidores. Como desafio adicional, a plataforma já devia nascer com escalabilidade para contemplar novos varejistas, que venham a optar por integrar o ecossistema nesse e nos próximos anos. “A everis nos apoiou em todas as etapas do projeto, coordenando os diversos fornecedores e auxiliando na otimização do projeto em termos mercadológicos e técnicos”, completa Alexandre.

A Stix traz inovações e diferenciais para o mercado, como a possibilidade de envio de stix entre participantes sem taxa, valor de troca do ponto stix definido, além da transferência gratuita de pontos iupp para a Stix na relação um por um, que incentivam a troca de recompensas em um ciclo rápido. Na prática, a Stix pontua nas compras do dia a dia, facilita o compartilhamento de pontos com amigos e familiares e, por consequência, a obtenção dos prêmios almejados com mais rapidez, tendo como vantagem extra para os varejistas-associados o aumento de rotatividade dos clientes nas lojas.

Alexandre reforça que o objetivo da Stix é ser uma empresa de coalizão de grandes marcas para compras do dia a dia, que visa gerar recompensas aos consumidores, sem complicações, contribuindo para gerar relações mais interativas e produtivas dos varejistas-parceiros com seus clientes. “Foi fundamental contarmos com a everis nesse projeto, cuja equipe de 33 profissionais trabalhou em total sinergia com os 50 de nossa equipe, mostrando-se totalmente comprometida com nossas metas e prazos e colaborativa para que superássemos expectativas”, afirma.

“Nós começamos com duas verticais de consumo (varejo alimentar e farmácia), cujo volume de transações de compras é extremamente alto, e pretendemos ampliar esse ecossistema para todos os momentos de consumo do brasileiro, gerando boas experiências de compras e fidelização. Somos o ponto das grandes marcas, já tendo 1,5 milhão de usuários da Stix, que geram cerca de 180 mil transações diárias, mas ainda temos de crescer muito”, diz Alexandre. A plataforma tem potencial para alcançar os 20 milhões de clientes GPA (referente aos programas Clube Extra e Pão de Açúcar Mais) e os 40 milhões da RD, mas as expectativas crescem de forma significativa com o ingresso de novos varejistas-parceiros de setores variados, como construção civil, pets, vestuário, calçados, arquitetura e decoração, entre outros.

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