Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Edital de projeto de Wi-Fi pública em SP recebe modificações

Edital de projeto de Wi-Fi pública em SP recebe modificações

0
Publicidade

A pedido da Telefônica, a Prefeitura de São Paulo havia adiado o prazo para consulta pública do edital do Projeto Praças Digitais, que prevê a cobertura de locais públicos com rede Wi-Fi na cidade. As especificações técnicas do projeto estão a cargo da Prodam, empresa responsável pelas políticas de informação e de informática e prestação de serviços de TI aos órgãos municipais. Paralelamente, o órgão decidiu por formar um grupo de trabalho para avaliar todos os pontos de atenção, revendo o edital para garantir a qualidade do serviço, racionalidade do gasto público e transparência do processo. O documento foi apresentado nesta sexta-feira, 17, e modificou dez itens do edital, incluindo exigências para preservar a segurança do internauta.

Uma das modificações fala em remoção de registro de logs de navegação ou qualquer outra violação à neutralidade de rede, embora ainda fale em autenticação e cadastro de usuários. Da mesma forma, o texto final tirará “algumas funcionalidades” nos itens 2.7 e 2.8, que tratam de acesso, segurança da informação e qualidade de serviço; visando a preservação da neutralidade da rede “e evitar custos desnecessários”.

Outros itens revisados falam que a exigência de criptografia entre ponto de acesso e aparelhos é “desnecessária e encarece o projeto”, enquanto o monitoramento com informações exigidas no dashboard “restringem desnecessariamente a competição”. O grupo de trabalho ainda mostrou sensatez em retirar a exigência de compatibilidade de equipamentos com o protocolo de Wi-Fi 802.11ac (draft 5.0 ou superior), uma tecnologia ainda muito nova e em desenvolvimento e que não foi adotada ainda como padrão, tendo pouquíssimos aparelhos móveis compatíveis no mercado.

A Prefeitura pretende realizar a contratação orientada pela entrega de serviços. Dessa forma, a contratada vai poder escolher os equipamentos utilizados, desde que cumpra as exigências do edital, garantindo estabilidade e qualidade. Além disso,  a tabela de áreas de cobertura (onde se define a densidade de usuários em locais distintos de uma mesma praça) será substituída. Agora, deverá haver garantias para disponibilidade de 99% das praças críticas, que são as que recebem eventos. “Anhagabaú é crítica, Largo do Café, não. No decorrer do Projeto, novas praças poderão ser consideradas críticas”, explica o texto.

A Secretaria Municipal de Serviços pode receber até o dia 24 de maio críticas e sugestões sobre definições políticas, aspectos técnicos e contratuais. O contato pode ser realizado pelo Twitter, Facebook ou e-mail.

Em nota, a Telefônica/Vivo informou que o interesse da operadora é em “participar do edital de forma competitiva” e que, por isso, solicitou o alongamento do prazo para mais uma semana. “O objetivo da companhia é desenvolver a solução que melhor satisfaça as necessidades dos cidadãos que utilizarão o serviço”, informou a empresa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile