Publicidade
Início Notícias Comunicações Trump inclui Huawei em “lista negra” de fornecedores de telecom

Trump inclui Huawei em “lista negra” de fornecedores de telecom

0
Publicidade

O governo dos EUA anunciou sanções contra a Huawei nesta sexta-feira, 17, ao anunciar que o Departamento de Comércio colocou a empresa numa “lista de instituições” para qual é proibida ao fornecedores norte-americanos a compra ou venda de componentes ou peças de telecomunicações sem a aprovação do governo, segundo informa a Agência Reuters.

Além disso, o presidente Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as empresas de telecomunicações de comprar equipamentos fabricados no exterior que são considerados um risco para a segurança nacional, estabelecendo as bases para impedir efetivamente que as empresas norte-americanas usem equipamentos da Huawei em suas redes.

O potencial de perda de acesso a fornecedores dos EUA poderia prejudicar os esforços globais de smartphones da Huawei no curto prazo. Quando uma proibição semelhante foi imposta contra a fabricante de smartphones chinesa ZTE em 2018, a empresa estava quase incapacitada, uma vez que foi forçada a encerrar temporariamente “grandes atividades operacionais”.

A punição à Huawei deverá afetar empresas como Qualcomm e Intel, que deverão buscar fornecedores alternativos. Dos US $ 70 bilhões que a Huawei gastou em 2018 na aquisição de componentes, cerca de US $ 11 bilhões foram para empresas dos EUA, segundo a Reuters.

Os números mostram que a Huawei conseguiu crescer sem depender muito do norte-americano. Em 2018, a empresa teve um aumento de receitas globais de vendas da ordem de 20%, ano a ano, totalizando US$ 105 bilhões. No entanto, desse total, as Américas representaram apenas US$ 7 bilhões, ou menos de 7% das vendas globais da empresa. Os EUA representam apenas uma parte desses 7%.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile