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PwC e TCI fazem aliança para atender mercado de BPO

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A PricewaterhouseCoopers (PwC) e a TCI firmaram, nesta quarta-feira (21/11), uma aliança estratégica no segmento de BPO (Business Process Outsourcing), com o objetivo de unir expertise, produtos e serviços para oferecer ao mercado uma solução completa de outsourcing de back office.

?Decidimos firmar esta aliança para compartilhar nossas competências na área de BPO e proporcionar mais benefícios aos nossos clientes?, afirma Wilson Marques, sócio da PricewaterhouseCoopers e líder de Outsourcing. O presidente da TCI, Roberto Marinho Filho, explica que o foco da aliança é a melhoria de processos e o ganho operacional e tecnológico com a contribuição mútua entre as companhias.

Com a aliança, elas esperam agilizar o ?time to market? para atender uma demanda, que segundo o IDC, movimentou cerca de R$ 5 bilhões em 2006 e deve crescer para quase R$ 12 bilhões até 2011.

Os números do Gartner, também mostram que o segmento de BPO tende a ser um dos setores de maior crescimento no mundo, com taxa acima de 10% ao ano, em função da difusão do conceito de centro de serviços compartilhados e offshoring. O mercado global esperado para 2008 já ultrapassa a casa de U$ 300 bilhões.

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A TCI – empresa nacional fundada em 99 – tem 1.700 funcionários, opera em 23 estados e conta com filiais em quatro. Desse total, 130 são especialistas em TI e 40 em processos. Sua carteira inclui 190 clientes ativos e vai fechar 2007 com faturamento de US$ 50 milhões.

Já a divisão de BPO da PwC tem 600 profissionais e em 2007 vai chegar a receitas da ordem de US$ 40 milhões nesse segmento.

Uma das primeiras iniciativas do acordo vai ser a absorção pela TCI de parte dos 140 funcionários da PwC que executam tarefas de TI e 50 da área de gestão de documentos; o movimento ao inverso também vai a acontecer com a alocação de profissionais das áreas contábeis e fiscais. ?Haverá um sinergia entre os expertizes, e uma equipe foi especialmente criada para gerenciara essa parceria?, diz Marinho.

Segundo Marques, a área de outsourcing da PwC agrega à TCI os seguintes pontos a cadeia de BPO: recursos humanos, finanças, tributos e contabilidade. Já a TCI, por sua vez, agrega tecnologia, gestão e processamento de documentos, logística de materiais, gestão de estoque, contact center e inovação de produtos e serviços que serão oferecidos pelas duas empresas. No caso da área consultiva, a contribuição é mútua e visa potencializar os trabalhos tanto da TCI quanto da PwC, já que ambas possuem expertise no setor. Quando se fala em verticais de mercado, a TCI tem como foco saúde, governo, corporativa e finanças.

Além de oferecerem soluções complementares para os clientes uma das outra, elas buscam novas oportunidades em segmentos promissores que se abrem nos setores sucro-alcooleiro e de energia. ?Novas empresas estão chegando e são clientes indicados para adotarem outsourcing?, explica Marques.

A PwC, por impeditivo legal, não irá assinar balanço para empresas para as quais presta serviço de auditoria.

?O Brasil tem potencial para se tornar um player global de outsourcing. O segmento de tecnologia da informação (TI), um dos braços deste setor, já está dando seus primeiros passos nesse sentido. Nosso maior problema é a falta de profissionais capacitados. Estamos em contato com quatro universidades para montar um curso de pós-graduação, de três semestres, para a formação de 40 a 60 executivos. Ainda em dezembro vamos anunciar o acordo?, finaliza.

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