Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) iTunes registra queda de 13% na venda de músicas no mundo

iTunes registra queda de 13% na venda de músicas no mundo

0
Publicidade

As vendas de música digital na loja iTunes da Apple têm caído em todo o mundo, cerca de13% desde o início do ano, o que reflete a fragilidade da recuperação da indústria musical. Segundo a Federação Internacional da Indústria Fonográfica, a receita global com downloads de músicas recuou 2,1% em 2013, mas o declínio foi compensado pelo aumento das receitas com anúncios nas lojas virtuais e assinantes de serviços de streaming de músicas, o que resultou no crescimento de receita global na maioria dos mercados no ano passado.

Nos EUA, as vendas de músicas online neste ano estão quase 50% abaixo do pico registrado no ano 2000, embora tenha ficado estável nos últimos anos. E a queda nas vendas globais do iTunes apenas espelha o declínio doméstico. As vendas de downloads nos EUA caíram 12% no primeiro semestre deste ano, de acordo com a Recording Industry Association of America (RIAA). Apesar disso, houve um salto de 23% na receita com serviços de assinatura paga, que ajudou no aumento da receita digital global para US$ 2,2 bilhões nos primeiros seis meses do ano.

Apesar da desaceleração nas vendas de músicas nos EUA, a Apple informou nesta semana que as vendas globais do iTunes — incluindo filmes, apps e livros — aumentou de US$ 4,3 bilhões, um ano atrás, para US$ 4,6 bilhões neste ano.

A queda no número de downloads de músicas ajuda a entender por que a Apple comprou a Beats Electronics, dona do serviço de música por assinatura Beats Music, por US$ 3,2 bilhões, em maio deste ano. Agora, a fabricante do iPhone e do iPod está reestruturando o serviço e planeja relançá-lo no ano que vem como parte do iTunes, de acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto adiantou ao The Wall Street Journal.

Alguns executivos de gravadoras estão preocupados com a volta do declínio, depois de vários anos de relativa estabilidade. Para eles, uma parte importante dessa equação é convencer os consumidoes de serviços de música online a pagar uma assinatura mensal por serviços de streaming, em torno de US$ 10 por mês, em vez da oferta de faixas gratuitas patrocinadas por publicidade e que geram muito menos receita para as gravadoras. Spotify AB oferece uma opção grátis, com suporte de propaganda; a Beats Music, não.

Na avaliação do analista da Nielsen Entertainment, Dave Bakula, as quedas se devem principalmente a “uma mudança na forma como os consumidores estão consumindo música”, e um sintoma disso, segundo ele, é que serviços de streaming como do Spotify e da Pandora Media cresceram 46% no acumulado do ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os serviços de streaming agora respondem por quase um terço da receita das gravadoras nos EUA, de acordo com a RIAA.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile