Publicidade
Início Notícias Varejo online prevê faturar 50% a mais neste Natal

Varejo online prevê faturar 50% a mais neste Natal

0
Publicidade

Varejistas de todo o país iniciaram o planejamento para Natal. A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net) estima que o faturamento deste ano como o chamado e-Natal, as vendas do varejo online,e que o tíquete médio das compras aproxime-se dos R$ 360.

No ano passado, o e-Natal cresceu cerca de 39% em relação a 2003, com o faturamento de R$ 284 milhões, contra R$ 204 milhões no ano anterior, segundo a consultoria e-bit.

Com base nessa projeção, em algumas lojas virtuais o estoque chega a ser dobrado para que não faltem produtos, segundo informações do Sebrae. Os artigos mais procurados no varejo da internet são os eletrônicos, conforme dados do site BuscaPé, tendo como referência o ano passado.

O diretor executivo da Camara-e.net, Cid Torquato, estima que, para cada compra realizada eletronicamente, pelo menos outras seis transações serão diretamente influenciadas por pesquisas e comparações de preços feitas pela internet. Isso, segundo ele, ainda que o consumidor opte por realizar a compra de forma presencial, nos shoppings ou lojas de rua.

A temporada do e-Natal, para as principais lojas virtuais, já está começando, agora no final de outubro, com a apresentação de novos layouts e publicidade específica para esta época de muito movimento. Para algumas grandes lojas, este período do ano concentra até 40% do faturamento anual da empresa, o que exige um cuidado redobrado na elaboração de suas estratégias e planejamentos. "Muitos consumidores compram com antecedência, valendo-se dos serviços de entrega com data marcada, o que exige uma operação logística cada vez mais sofisticada", comenta Torquato.

Outro dado interessante sobre o período de Natal diz respeito à contratação de mão-de-obra temporária, a exemplo do varejo convencional. Segundo a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), no Natal de 2004, os shoppings contrataram cerca de 16 mil temporários apenas em São Paulo. No varejo eletrônico, em todo o Brasil, a partir do mês de outubro, serão gerados mais de 4 mil postos de trabalho temporário nas lojas, empresas de logística e de telemarketing.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile